Boa tarde! Hoje é sábado, 20 de abril de 2024

(11) 3104-4441

BB fica em terceiro no ranking dos bancos que mais cobram no cheque especial

Publicado em: 17/10/2019

O cheque especial é um dos tipos de empréstimo mais caros do Brasil. Em agosto, os juros dessa linha de crédito ficaram em média 307% ao ano. Isso quer dizer que a cada R$ 100 de dívida, você paga R$ 407 ao fim de 12 meses.

Esse serviço costuma ser automático para correntistas e cobre dívidas quando você fica sem dinheiro na conta. Toda vez que fica com saldo negativo no banco, significa que entrou no cheque especial. Você tem o direito de pedir que o serviço seja suspenso, assim, quando seu saldo zerar, o cartão de débito será negado.

Há bancos que, por mês, cobram 16% no cheque especial. Para se ter ideia, numa aplicação de renda fixa padrão, que tenha rentabilidade de 100% do CDI, seu dinheiro rende só 5,5% ao ano (antes de descontar os impostos). Em um único mês, esses bancos ganham em juros o que você, na atuação situação de Selic baixa (5,5%), levaria quase três anos para rentabilizar em investimentos.

De acordo com o Banco Central (BC), entre os cinco maiores bancos do Brasil, o cheque especial mais caro é do Santander ao cobrar 424% ao ano, aponta registro dos dias 11 a 17 de setembro. O cheque especial “mais barato” (se é que podemos usar esta expressão para tais cifras ) é o da Caixa Econômica, com 193% ao ano. O Banco do Brasil ficou na terceira posição (300%).

ranking dos bancos

Na lista de 31 instituições financeiras divulgadas periodicamente pelo BC, quem cobra mais caro é o Banco Mercantil do Brasil, taxando 512% ao ano e 16% ao mês dos clientes que usam o cheque especial.

Entre os bancos que hoje adotam postura digital, o Banco Inter é o que possui o cheque especial com juros menores, a 50% ao ano. Já o recém-lançado C6 está cobrando 246% ao ano. Veja a lista completa.

Fonte: Valor Investe

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.