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Cliente BB tem acesso simplificado à plataforma digital gov.br

Publicado em: 29/04/2020

Só um login, só uma senha. Todos os 25 milhões de brasileiros que utilizam os canais digitais do Banco do Brasil (BB) já podem facilmente solicitar serviços públicos online no portal gov.br, utilizando sua agência, conta e senha de oito dígitos. A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e o BB desenvolveram um sistema seguro para que usuários com a autenticação bancária não precisem criar novas senhas no acesso aos serviços públicos digitais. Com a integração do BB ao login único do Governo Federal, que ocorre agora, eles passam a utilizar o acesso do próprio home banking do Banco do Brasil, digitalmente, sem necessidade de deslocamentos.

A ação aproxima o governo do cidadão, sobretudo àquele que está em casa devido à Covid19. “Todos aqueles que já são clientes do BB poderão criar seu perfil com um único login e senha. Ampliaremos a base de usuários dos serviços digitais, com elevada segurança e boa experiência de uso para o cidadão, que já está acostumado a utilizar o site ou aplicativo do Banco regularmente”, ressalta o secretário de Governo Digital, Luís Felipe Monteiro.

Há no login único serviços públicos do Governo Federal, do Distrito Federal e de oito estados: Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia. As 27 Juntas Comerciais espalhadas pelo país também já estão integradas ao sistema, além de quatro municípios: São Paulo (SP), Recife (PE), Blumenau e Rio do Sul (SC). Não haverá ícone na página do BB referente aos serviços públicos.

Na prática, todos os serviços que o Governo Federal, estados e municípios adicionarem no login único – como, por exemplo, o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas de limpeza e iluminação pública – poderão ser acessados por meio da senha do home banking do BB.

“Os dados cadastrais e financeiros do cidadão, assim como sua senha bancária, continuam sob a guarda do Banco e sob nenhuma hipótese serão repassados ao Governo. Os únicos dados trocados entre o BB e o gov.br são o nome e o CPF, após a autorização do cliente BB, de forma a viabilizar a criação de sua conta na plataforma de autenticação do login único”, acrescenta o diretor do Departamento de Serviços Públicos Digitais da Secretaria de Governo Digital, Luiz Miyadaira Ribeiro.

“Nesse momento de incertezas, nada melhor do que contar com o apoio do seu banco para te dar a segurança e a comodidade em resolver serviços governamentais sem precisar sair de casa. O Banco do Brasil está ao lado dos brasileiros em todos os momentos, inclusive nessa crise. Essa estratégia vem ao encontro da necessidade de pessoas impossibilitadas de se deslocarem,” acrescenta Enio Mathias Ferreira, diretor de Governo do Banco do Brasil.

Mais de um quarto da população brasileira já tem cadastro no login único – 58,5 milhões de pessoas, ao todo – e faz uso dessa facilidade. Somente no primeiro trimestre deste ano, 3,66 milhões de pessoas a cada mês, em média, criaram novos perfis de acesso. Um dos principais serviços recentemente inseridos é o do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Ministério da Educação.

Fonte: Banco do Brasil

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