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Diretoria da Previ começa apresentação de resultados pelo país

Publicado em: 28/03/2019

Na última segunda-feira, 18/3, os participantes do Previ Futuro e do Plano 1 do Rio de Janeiro puderam conhecer os números da Entidade em 2018. O giro pelas cidades para realizar as apresentações de resultado teve início na cidade onde fica a sede da Previ e que concentra um dos maiores números de associados.

Com quase 200 mil participantes e dois planos de previdência complementar, a Diretoria Executiva da Previ visita anualmente diversas capitais do país para apresentar seus números. Em 2019 serão 15 cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Vitória, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Recife, Fortaleza, Belém e Campo Grande. Uma rotina que já existe há pelo menos dez anos, até mesmo quando os números são ruins.

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Em 2016, quando a Entidade estava com um déficit de R$ 16,1 bilhões e o setor de fundos de pensão enfrentava acusações de má administração, as apresentações também aconteceram. Algumas das frases repetidas à exaustão nas exposições explicavam que aqueles números eram fruto de uma conjuntura econômica difícil, que os investimentos da Previ eram sólidos e resilientes. “Esse quadro será revertido”, explicavam. E ele realmente foi. Naquele mesmo ano os resultados anuais começaram a ser positivos. O déficit foi completamente sanado em 2018, com um superávit de R$ 6,5 bilhões, sem que os participantes da Previ precisassem fazer contribuições extraordinárias.

Desde 2015 as apresentações são segmentadas por público, divididas entre Plano 1 e Previ Futuro. Na manhã do dia 18/3 a Diretoria esteve presente no Edifício Sedan, no centro da cidade, para falar aos participantes do Previ Futuro e, no período da tarde, na AABB Lagoa para se comunicar com os associados do Plano 1. As apresentações de resultado são uma oportunidade para os associados acompanharem de perto a gestão do plano de benefícios, conhecer os resultados do exercício anterior e os desafios do ano que se inicia, além da possibilidade de esclarecimento de dúvidas diretamente com os membros da Diretoria Executiva. Uma oportunidade bem aproveitada pelo público: após a apresentação os participantes encaminham perguntas para os diretores. As respostas são dadas na hora, para todos os presentes.

O tempo destinado para os questionamentos acaba sendo maior do que a apresentação propriamente dita. São quase duas horas de sabatina, em que todas as dúvidas são sanadas. As duas apresentações contaram com a presença do Previ Itinerante, com funcionários especializados prestando serviços aos associados. Foram 48 atendimentos no total, sendo 13 do Previ Futuro e 35 do Plano 1. Além disso, foram recebidos sete formulários da Capec, que contemplam elevações de cobertura e adesões ao pecúlio.

Ao falar sobre os números e a gestão de cada plano na abertura da apresentação de resultados do Previ Futuro, o presidente José Maurício frisou a importância de planejar seu benefício para os participantes do plano mais jovem da Entidade. “No Previ Futuro, é necessário um protagonismo forte do participante nas decisões importantes da gestão do seu benefício. É preciso planejar o seu futuro e definir quanto você quer ter de renda lá na frente e quanto você pode poupar hoje para usufruir no futuro”.

Para Israel Golim, funcionário da Diretoria de Finanças do BB, esse contato entre Diretoria e associados é muito importante. Frequentador assíduo das apresentações de resultados, Israel avalia que os números do Previ Futuro foram satisfatórios para seu perfil este ano. “Meu perfil é o Moderado, com máximo de 10% dos investimentos em renda variável”, explica. “Por isso, acho que a rentabilidade de 12,87% foi boa, um pouco abaixo dos perfis Arrojado e Agressivo, mas com uma boa relação entre risco e retorno para o que eu escolhi”.

A aposentada Daisy de Lima David, 66 anos, compareceu à apresentação na AABB pela primeira vez. “Achei uma ótima oportunidade para sanar minhas dúvidas e saber como anda a gestão do Plano 1. Estou aposentada há 22 anos e, por estar afastada do dia a dia do BB, eu acho fundamental me manter bem-informada. Afinal, a Previ é de todos nós”.

Leonardo Barros, com 19 anos de filiação ao Previ Futuro, comemorou o resultado do plano, destacando ainda o bom desempenho dos investimentos nos últimos anos. Participante proativo que conhece e lança mão dos serviços oferecidos pela Previ, ele aproveitou a presença do Previ Itinerante para se filiar à Capec. “Já queria fazer isso há um tempo e aproveitei a oportunidade”, diz, elogiando a rapidez do atendimento. “Vale a pena, porque o custo é realmente mais baixo do que as opções que a gente vê no mercado por aí”, pontuou.

Assuntos como o superávit do Plano 1 e questionamentos dos participantes foram tratados pela Diretoria da Previ. A apresentação de resultados conta também com o Previ Itinerante, uma estrutura especializada de atendimento da Entidade que está presente para sanar dúvidas e viabilizar adesões à Capec e ao Previ Futuro, bem como alterações nos planos ou nos pecúlios contratados.

Transparência

A Transparência é um dos Valores Corporativos da Previ que gera confiança e embasa a prestação de contas como um compromisso da Entidade com seus associados. Além das apresentações, a Previ também divulga seu resultado anual em seu site, no App Previ e em um Relatório Anual, documento que apresenta de forma consolidada informações sobre o seu desempenho financeiro e socioambiental.

Apesar de a obrigação legal ser apenas a divulgação anual dos resultados, os participantes da Previ recebem mensalmente o Boletim de Desempenho, um informativo com a atualização mensal dos números. Outra ação de fortalecimento e transparência do relacionamento com os associados é a existência de uma estrutura especializada para atender aos participantes que conta com central telefônica, site e ouvidoria.

Confira aqui a apresentação de resultados realizada para o Plano 1 e para o Previ Futuro e veja abaixo a agenda das próximas apresentações e como garantir a sua participação no evento.

Previ

Funcionários da ativa recebem convites apenas por e-mail, enquanto aposentados e pensionistas recebem os convites por carta também. A Previ pede aos participantes que se inscrevam previamente por e-mail e informem nome e matrícula. Cabe lembrar que os endereços de e-mail dos eventos são exclusivamente para confirmação de presença dos associados na Apresentação de Resultados.

Após solicitar sua inscrição, aguarde o e-mail de confirmação da Previ. Sem ele, a inscrição não está confirmada. A participação nas apresentações de resultados está sujeita à capacidade de lotação dos auditórios. As confirmações obedecem à ordem de recebimento dos pedidos de inscrição. A lista de espera é acionada em casos de desistência ou não comparecimento até o horário de início da apresentação. Se solicitar a inscrição, evite atrasos.

Fonte: Previ

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