Boa tarde! Hoje é sexta, 12 de agosto de 2022

(11) 3104-4441

Entenda a tecnologia por trás dos pagamentos no WhatsApp com Ourocard Visa

Publicado em: 03/06/2021

O lançamento dos pagamentos pelo WhatsApp no Brasil veio para reforçar a adesão dos brasileiros aos novos meios de pagamentos digitais que trazem mais praticidade, rapidez e conveniência nas transações financeiras. E o Banco do Brasil acredita que a tecnologia de segurança para enviar dinheiro no WhatsApp pode ser um dos fatores propulsores para a adesão dos clientes portadores do Ourocard Visa. Segundo pesquisa recente realizada pela Visa, todas essas características são importantes para os consumidores, mas a segurança é o fator mais relevante para 83% dos pesquisados.

“A adesão dos nossos clientes às soluções digitais que oferecemos é decorrente da confiança construída com o Banco. Levamos inovação, tecnologia, praticidade, e sobretudo, segurança”, afirma Edson Costa, diretor meios de pagamentos e serviços do Banco do Brasil.

No Brasil, as operações de pagamentos no WhatsApp são oferecidas pelo Facebook Pay e processadas pela Cielo. Aos olhos do usuário, a operação de envio de dinheiro acontece de maneira simples e rápida. Por trás de tudo, porém, existem camadas de autenticação, verificação e criptografia que garantem segurança aos dados que transitam na operação.

Os números de cartões, por exemplo, que os usuários cadastram para utilizar a solução de pagamentos no WhatsApp ficam criptografados nos servidores e não são compartilhados com quem recebe o valor. Além disso, o Facebook Pay monitora as transações por um sistema antifraude a fim de evitar atividades não autorizadas.

A proteção biométrica do celular – autenticação digital ou leitura facial – ou o PIN do Facebook Pay adicionam mais uma camada de segurança antes de um pagamento no WhatsApp ser efetuado.

Tecnologia avançada de segurança

A Visa implementou uma combinação de duas tecnologias para o serviço de pagamentos no WhatsApp: o Cloud Token, que protege as transações substituindo informações sensíveis do portador de cartão por um token exclusivo armazenado em segurança na nuvem, e o Visa Direct, que é uma plataforma moderna de enviar e receber dinheiro de forma rápida.

Outras medidas de segurança

Uma recomendação importante para garantir mais segurança é não compartilhar o código de confirmação do WhatsApp, o PIN de seis dígitos do Facebook Pay ou o código de verificação do sistema. Ativar a confirmação de duas etapas e deixar a foto de perfil visível apenas para contatos são medidas simples que evitam clonagem da conta do WhatsApp.

Se o celular for roubado, o criminoso não conseguirá saber a numeração do cartão cadastrado, já que os dados estão criptografados. O cliente do BB que passar por esta situação deve solicitar o bloqueio do cartão nos canais de atendimento do Banco do Brasil.

Mais informações em bb.com.br/paguecomwhatsapp

Fonte: Banco do Brasil

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.