Boa tarde! Hoje é segunda, 27 de maio de 2024

(11) 3104-4441

Concurso BB 2019: postos vagos aumentam chances de novo edital

Publicado em: 09/10/2018

O Banco do Brasil é uma instituição financeira de economia mista em que a União possui boa parte das ações. Sediado em Brasília, o banco possui mais de 5 mil agências espalhadas por todo o território nacional. Mais de 109 mil funcionários, lotados em todas as regiões do país, compõem o quadro de servidores. A admissão de grande parte deles, os chamados efetivos, acontece via concurso público, que é um dos mais tradicionais e concorridos do país.

Sem dúvidas, um dos concursos mais aguardados para 2019 é o do Banco do Brasil. Apesar de ter aberto uma seleção em 2018, ela não foi suficiente para suprir toda a necessidades de reposição de funcionários. Além disso, as oportunidades foram exclusivas para três localidades, excluindo as demais que precisam de novos servidores.

O déficit segue grande em todas as regiões do país e interfere diretamente no bom funcionamento das agências. No nordeste a situação é um pouco mais grave do que no restante do Brasil, já que o último concurso com vagas para a região aconteceu em 2015.

Além disso, atualmente não há concurso válido para atendimento em nenhuma localidade do país. Mesmo assim, não há previsão para abertura de seleções públicas na área.

Em relação a escriturários, a situação não é diferente. Apesar do certame recente, a carência é de mais de 10 mil profissionais, conforme dados da Contraf-CUT, que representa trabalhadores do ramo financeiro.

A baixa no número de servidores tem sido pauta de muitas reuniões entre membros de sindicatos e representantes do Banco do Brasil. Porém, até o momento, não há nenhuma expectativa para a publicação de editais.
Concurso Banco do Brasil 2018

O Banco do Brasil publicou edital de concurso público pela última vez em 7 de março de 2018. A seleção disponibilizou 60 vagas para a carreira de escriturário, divididas igualmente entre contratação imediata e composição de reserva técnica.

Para concorrer a uma das oportunidades foi necessário comprovar ensino médio completo, dentre outros requisitos constantes no edital.

Uma observação importante é que, apesar de as vagas serem para escriturário, tradicionalmente uma área administrativa, o conteúdo programático do concurso visou a seleção de profissionais com perfil de TI, que é uma das áreas em que o órgão mais tem investido.

A execução do certame ficou a cargo da Fundação Cesgranrio, uma das bancas mais tradicionais, e difíceis, do país. De acordo com informações da organizadora, 107.304 pessoas se inscreveram no pleito, sendo as vagas voltadas para o estado de São Paulo as mais concorridas, com mais de 37 mil inscrições.

Além de São Paulo – SP, houve oportunidades para as cidades do Rio de Janeiro – RJ e Brasília – DF. Porém, um item do regulamento se destacou entre os demais. No concurso Banco do Brasil 2018 os candidatos tiveram classificação única, ou seja, a ordem geral de classificação foi nacional.

Na prática, isso significa que a lotação dos aprovados pode ser feita em qualquer uma das três cidades, de acordo com as necessidades do órgão.

Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva e de redação, aplicadas no dia 13 de maio de 2018. A homologação do resultado final foi divulgada pela organizadora no dia 04 de julho do mesmo ano. A contar da referida data, a seleção terá validade de 12 meses, prorrogáveis por mais 12 meses.

Fonte: Edital Concursos Brasil

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.