Nunca é cedo demais para aprender a cuidar do seu bolso. E, se a educação financeira envolver teatrinho, histórias curiosas e interações divertidas – tudo de graça -, por que não aproveitar as férias?
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio vai, este fim de semana e o próximo, apresentar o universo das finanças aos pequenos. A educação financeira será abordada de forma lúdica, com o objetivo de aproximar a criançada de ferramentas e conceitos que ajudam a conquistar independência e sonhos na vida adulta. História do dinheiro, valor das trocas, abordagens sobre matemática e circulação monetária são alguns dos assuntos que compõem as quatro oficinas oferecidas pelo CCBB Educativo, para aproximar o universo infantil do sistema econômico que regula o mundo.
O gerente de Programação do CCBB Rio, Danon Lacerda, conta que a Galeria de Valores, que conta a história das moedas, estimulou a criação de um programa educativo voltado para as finanças.
— Fomos impulsionados também pelo momento em que o Brasil vive – conta Lacerda, referindo-se à crise econômica. — É um pontapé inicial. A ideia é que as atividades de educação financeira passem a integrar nossa programação permanente.
Ele ressalta que, nos fins de semana e nas férias de julho, a maior parte do público é de famílias. E aposta no sucesso das atividades:
— As filas para o Anima Mundi estão enormes, e as famílias buscam atividades entre um filme e outro.
As atividades são:
Livros e Equações – uma seleção de histórias, formatos de livros e ilustrações que oferecem diferentes abordagens sobre matemática, educação financeira e a história do dinheiro.
Contação de Histórias e Valores – bonecos e muita imaginação unem a tradicional arte de narração oral a contos autorais e da cultura popular, trazendo um repertório que aborda a circulação de dinheiro e o valor das trocas.
Visita Teatralizada – um personagem com figurino do início do século XX atenta a percepção para as ideias de outro tempo.
Dicas de Educação Financeira – oferece estratégias para facilitar a interação entre mundo adulto e infantil, com a participação de convidados.
A programação é gratuita, às 14h, 15h e 16h, este sábado e domingo, e nos dias 29 e 30.