O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Vagner Paes, recebeu na sede da OAB/AL, em Jacarecica, na semana passada, o representante da área Setor Público, do Banco do Brasil (BB), Jezrael Anízio, para discutir melhorias no pagamento de alvarás, que é um pleito antigo da advocacia alagoana. Os presidentes das subseções da OAB também estiveram presentes ao encontro.
Na ocasião, o representante do BB informou que a instituição tem trabalhado no sentido de melhorar o atendimento à advocacia, agilizando o pagamento dos alvarás. Segundo ele, já foi feita a interligação do banco ao sistema do Tribunal Regional do Trabalho 19 (TRT 19), de forma que eles têm trabalhado com processo eletrônico. Como a iniciativa tem sido positiva, a mesma medida será adotada junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) em breve, sempre com a intermediação da OAB/AL.
Outra novidade é que, até o final do ano, os pagamentos devem começar a ser feitos via pix. As tratativas nesse sentido, segundo o representante do Banco do Brasil, já foram iniciadas.
Para Vagner Paes, a reunião foi bastante produtiva e trouxe muitas novidades para a advocacia, que tanto almeja melhorias quando o assunto é o pagamento de alvarás. Ele ressalta que, assim como esteve presente no TRT, junto ao presidente Marcelo Vieira, para a integração do banco ao sistema eletrônico, a OAB também estará junto nas tratativas com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), por meio do presidente Fernando Tourinho.
“Estivemos reunidos, junto com os presidentes das subseções, com o representante do escritório que cuida do Setor Público do Branco do Brasil, que é responsável pelo pagamento dos alvarás. O objetivo é buscar soluções para melhorar a vida da advocacia e do cidadão alagoano. Agora, vamos junto ao presidente do TJ auxiliar e dar nossa contribuição para que tudo aconteça o mais rápido possível”, explicou Vanger Paes.
Para Jezrael Anízio, a experiência junto ao TRT tem sido exitosa. “É uma solução que vem a calhar com os anseios da classe para otimização desses resgates. Em breve, teremos Alagoas emitindo alvará eletrônico para uma boa experiência para todos, tanto os beneficiários quanto os advogados e advogadas”, afirmou o representante do BB.