Boa tarde! Hoje é domingo, 07 de agosto de 2022

(11) 3104-4441

Alteração no extrato de contribuição do plano PrevMais a partir deste mês

Publicado em: 07/07/2022

A partir de julho/2022, o extrato de contribuições do PrevMais passará a apresentar o saldo de Montante Financeiro Individual (MFI) considerando o valor da cota mensal e não mais o valor das cotas em cada dia do mês. Essa mudança visa melhorar a qualidade da informação para os participantes, pois o valor diário da cota não reflete adequadamente a posição do participante no plano, pois vários movimentos são realizados ao longo de cada mês, e até mesmo no início do mês seguinte, para que se apure o valor definitivo.

O MFI reflete a posição do saldo de cada participante em valores monetários num certo dia. Cada participante, durante o período de acumulação, aporta recursos, juntamente com a contribuição do patrocinador, que são convertidos em cotas. E esses recursos são investidos em ativos financeiros, de acordo com o perfil de investimento escolhido pelo participante.

As cotas têm o seu valor apurado considerando o valor de mercado dos ativos. Assim, o valor da cota varia positivamente ou negativamente em razão dos rendimentos (juros, dividendos, por exemplo) e do valor de mercado das aplicações.

O MFI, que é expresso em valores monetários, é calculado com a multiplicação do saldo de cotas do participante pelo valor da cota.

Para o participante que está recebendo benefício mensal de renda programada, houve no momento de solicitação da concessão desse benefício a escolha por um percentual ou prazo de recebimento do saldo de cotas. Para o participante que escolheu a renda mensal programada em percentual, por exemplo, todo mês esse percentual é aplicado sobre o saldo de cotas e o seu resultado é multiplicado pelo valor da cota no dia que se processa a folha de pagamento, que não é o dia do pagamento da folha (a cada dia 25), perfazendo, assim, o valor do benefício que será creditado ao beneficiário. Já para o participante que optou por prazo programado, o saldo total em cotas é dividido pela quantidade de parcelas remanescentes, e multiplicado pelo valor da cota para apuração do benefício mensal em reais.

A divulgação do saldo de cotas, bem como o MFI, está prevista para ocorrer até o quinto dia útil do mês subsequente. Com isso, a geração de extratos refletirá as movimentações realizadas e o saldo consolidado no mês anterior. Exemplo: um extrato gerado em 15/07/2022 refletirá o saldo de reserva consolidado e o detalhamento até junho/2022.

Como acessar

Para conferir seu extrato, acesse o autoatendimento, clique em “PrevMais” no menu esquerdo, selecione “Consultas/Extratos” e, por fim, clique em “Extrato de Contribuição”. Preencha a tela de acordo com o período desejado e clique em “Baixar”:

Para o acompanhamento do desempenho das cotas do seu perfil de investimento acesse a divulgação mensal, no menu inicial, clique em “Investimentos”, em seguida “Desempenho dos Investimentos”, na sequência “Desempenho dos Perfis de Investimentos” e escolha o seu perfil.

Fonte: Economus

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.