Boa tarde! Hoje é sbado, 13 de agosto de 2022

(11) 3104-4441

ANABB homenageia seu primeiro presidente, José Flávio Ventrice Berçott

Publicado em: 02/09/2021

É com pesar que a ANABB comunica o falecimento do associado José Flávio Ventrice Berçott, ocorrido nesta quarta-feira, 25/8. O colega aposentado do Banco do Brasil teve um papel importantíssimo na história da Associação: foi um dos idealizadores da entidade e o primeiro presidente que a ANABB teve, em 1986, ano da sua criação.

José Flávio era economista e foi um lutador incansável na luta pelo BB e seus funcionários. Natural de Bauru, tomou posse no BB em 1964, na cidade de Paranaíba (MS). Em 72, foi transferido para Brasília, tendo atuado na Presidência da República, no Ministério da Indústria e Comércio, na Inger, até chegar à ANABB. A preocupação com o futuro do Banco e do funcionalismo motivou sua participação na criação da entidade.

Na época de idealização da ANABB, o debate girava em torno do Sistema Financeiro Nacional que sufocava o Banco e os interesses do povo. Foi nesse ambiente de pressão que um grupo de funcionários, do qual José Flávio fazia parte, se uniu para defender a instituição dos ataques econômicos e políticos e preservar a integridade dos seus recursos humanos.

A ANABB nasceu a partir da luta e da resiliência de colegas como José Flávio, que enfrentaram as adversidades catalisando os anseios latentes de todos os colegas. Vale lembrar a intensa mobilização dos funcionários do Banco diante da criação da ANABB, fato que comprova o desejo manifestado pelo grupo idealizador de que a entidade seria um “retrato fiel da vontade do funcionalismo do Banco”.

Hoje com uma história que ultrapassa 35 anos, a ANABB vem se fortalecendo, mas sempre bebendo da fonte que foi construída por José Flávio – seu mandato como presidente da Associação foi até 1989. Zelar pela integridade do Banco do Brasil, tendo como fundamento a valorização de seus recursos humanos foi o objetivo principal da Associação, que permanecerá como base da nossa luta.

A Diretoria Executiva da ANABB registra suas mais sinceras condolências à família e amigos pela perda e agradece o legado deixado por José Flávio.

Fonte: Agência ANABB

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.