Boa tarde! Hoje é sbado, 13 de agosto de 2022

(11) 3104-4441

ANABB propõe emenda para incluir bancários nos grupos prioritários de vacinação

Publicado em: 31/03/2021

A ANABB tem articulado com parlamentares a inclusão da categoria dos bancários entre os grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19. Na última segunda-feira (22/3), duas emendas elaboradas pela Associação foram apresentadas na Câmara dos Deputados.

Os deputados federais Christino Áureo (PP/RJ) e Pompeo de Mattos (PDT/RS) protocolaram emenda à Medida Provisória 1.039/2021, que prevê o retorno do auxílio emergencial, com o intuito de incorporar os bancários entre os grupos a serem vacinados com prioridade, considerando a segurança e a saúde não só dos profissionais mas também da população atendida diariamente.

Tendo em vista que as atividades bancárias são consideradas essenciais, pelo Decreto 10.282/2020, não podendo ser interrompidas durante a pandemia, a ANABB e os parlamentares, entendem que a vacinação da categoria bancária contribuiria para a redução da circulação do vírus em um ambiente com grande circulação de pessoas. O texto considerou ainda que, com a aprovação de um novo auxílio emergencial, a população terá que passar, invariavelmente, pelo atendimento bancário.

Outro ponto ressaltado pela ANABB é que o fechamento de agências bancárias pelo País agrava o risco tanto para os bancários como para a população assistida. “Na contramão dessa demanda, assistimos à crescente tendência de fechamento de agências bancárias em todo o Brasil, o que agravou a situação dos atendimentos, resultando muitas vezes em cenas de aglomerações e filas nas poucas agências bancárias em pleno funcionamento”, justifica a emenda.

A ANABB acompanha de perto o andamento das emendas na Câmara dos Deputados. A Medida Provisória 1.039/2021 aguarda a instalação de Comissão Especial e designação de relatoria. Caberá ao relator decidir se incluirá o artigo proposto em seu relatório.

Fonte: Agência ANABB

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.