Boa tarde! Hoje é sexta, 26 de abril de 2024

(11) 3104-4441

Artigo: Para o BB, inovar é mais do que acompanhar o mundo em transformação

Publicado em: 20/09/2018

Paulo Ivan*

O ambiente concorrencial e as oportunidades de negócios demandam inovações que tendem a transformar nosso modo de vida. Novos desafios pedem novas ideias, novos modelos de pensamento, novas tecnologias. Por outro lado, há também as inovações que vêm antes mesmo das demandas da sociedade. Neste caso, um novo jeito de pensar ou um novo dispositivo tecnológico, quando surgem, geram aquele questionamento: “por que não pensei nisso antes?”.

O mundo, com as novas tecnologias, colocou na mesa o desafio da digitalização de produtos, serviços e atendimento bancários. Hoje, fintechs, boutiques de ativos, empresas de assessoria ao mercado e cooperativas de crédito vieram para concorrer com os bancos de formato tradicional. Tornou-se uma necessidade. No entanto, essa necessidade é uma característica apenas dos tempos atuais?

A história mostra que não. Na década de 1960, com a instalação da indústria automobilística no País e sem oferta de crédito direto ao consumidor na época, funcionários do Banco do Brasil tiveram a ideia de formar um grupo para constituir um fundo para aquisição de carros. A grande sacada dos funcionários do Banco na época, foi que cada um contribuísse com uma parcela do valor do veículo, assim no final de todas as parcelas, permitindo a todos a sua aquisição.

Uma boa ideia, somada à postura proativa, transformou o mercado, criando uma indústria financeira que fatura bilhões e realiza sonhos de muitos brasileiros, a partir da possibilidade de planejamento financeiro para a aquisição de bens. Ou seja, o consórcio — como inovação genuinamente brasileira, com berço no Banco do Brasil — foi uma inovação daquelas que, de fato, transformam o mundo.

Recentemente, o BB atingiu o patamar recorde de R$ 7 bilhões em vendas de consórcios, nos primeiros oito meses do ano. Esse volume representa 81% de todo o montante negociado pela modalidade durante todo o ano passado, com crescimento de 21% sobre o mesmo período de 2017 e de 26% na comparação com mesmo período de 2016.

E três passos importantes formaram a base deste crescimento: o foco estratégico e aproveitamento de oportunidade de vendas; a atração de novos públicos a partir de reformulação e desenvolvimento de novos produtos; e vendas em novos canais alternativos, como aplicativo para celular, por exemplo, que é exclusividade do Banco do Brasil.

Há cerca de meio século, o BB transformou a indústria financeira, criando a indústria financeira de consórcios. Hoje, o BB é o único banco brasileiro a oferecer consórcio por aplicativo. Essa alternativa, sozinha, já superou a marca de R$ 1 bilhão desde o lançamento, em maio de 2017. Inovar, portanto, está no DNA do BB.

Quando se fala em inovação, muito se imagina sobre “acompanhar o mundo em transformação”. Mas, historicamente, o Banco assume o papel de protagonista, como agente ativo da transformação do mundo, como verdadeiro líder no segmento bancário. Esse atributo é um grande diferencial em uma arena de alta concorrência, como no mercado financeiro. Hoje, inovar não é mais uma opção. E o BB pode dizer que já faz isso desde sempre.

*É diretor Comercial do BB Consórcios

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.