Boa tarde! Hoje é sbado, 13 de agosto de 2022

(11) 3104-4441

Banco do Brasil anuncia três novas soluções em APIs

Publicado em: 29/07/2022

O Banco do Brasil segue avançando no desenvolvimento de APIs. Desde o final de junho, três novas soluções estão disponíveis no Portal do Desenvolvedor. A API de Validação de Contas, a API BB Pay e a API Login BB.

A API de Validação de Contas permite verificar se determinada conta corrente do BB está ativa ou não. Também permite verificar se o CPF/CNPJ informado pertence ao titular da conta. Assim, uma empresa pode validar os dados bancários de um fornecedor, por exemplo, antes de realizar um pagamento ou transferência.

Já a API BB Pay é uma solução que permite o recebimento de valores por intermédio de diversos meios de pagamento, simplificando a conciliação destes para o recebedor. Ao se integrar com o BB Pay, o cliente pode habilitar qualquer um deles para disponibilizá-los a um cliente (pagador), conforme a necessidade de seu negócio e da venda em questão.

Um exemplo de uso é para lojas que vendem online. O BB Pay oferece uma integração que permite à empresa oferecer um ambiente seguro de pagamento, para o pagador e para si. No momento, há opção de pagar com Pix. Em breve serão disponibilizadas as opções de boleto e cartão de crédito.

Por fim, a API Login BB possibilita que clientes do Banco acessem serviços em sites e aplicativos de parceiros utilizando as credenciais do BB (agência, conta e senha). É uma solução que já é utilizada no portal gov.br, por exemplo, agora aberta e disponível no Portal Developers BB.

Conexão com 10 mil clientes

Além das novidades tecnológicas, o Banco alcançou a marca de 10 mil clientes integrados, entre empresas e entes públicos, um ano e meio após o lançamento do Portal do Desenvolvedor. São mais de 20 mil desenvolvedores cadastrados desde dezembro de 2020.

Atualmente, o Banco do Brasil disponibiliza oito APIs no Portal do Desenvolvedor:

• Cobrança: solução que permite receber valores por meio da apresentação de boletos de pagamento, emitidos pelo beneficiário ao pagador/devedor.
• Pix: possibilita que o usuário recebedor possa automatizar sua interação com o Banco do Brasil, a fim de receber e gerenciar transações Pix. O usuário recebedor poderá, via API Pix BB, gerar QR Code de cobrança para pagamentos e verificar a liquidação desses pagamentos, entre outras possibilidades.
• Arrecadação Integrada ao Pix: permite o recebimento de valores relativos à prestação de serviços (água, luz etc.), impostos, taxas e contribuições de melhoria, por meio do Pix (QR Code) atrelado ao código de barra de guia não compensável. Tem como foco concessionárias de serviços públicos (saneamento, energia elétrica, telefonia e gás) e entes públicos de todas as esferas
• Autorização de Débito Automático: permite receber valores recorrentes – mensalidades, anuidades – referentes a bens adquiridos, e/ou serviços prestados.
• Pagamentos em Lote: é um conjunto de serviços que viabiliza, de forma automatizada, o pagamento de diversas contas em um único processo.
• Validação de Contas: solução que permite verificar se determinada conta corrente está ativa ou não. Além disso, também permite verificar se o CPF/CNPJ informado pertence ao titular da conta informada.
• BB Pay: é uma solução que permite o recebimento de valores por intermédio de diversos meios de pagamento. Ao se integrar com o BB Pay, o cliente pode disponibilizá-los ao pagador, conforme a necessidade do negócio e da venda em questão.
• Login BB: solução que permite fazer login em outros apps ou serviços a partir da impostação de dados como: número de agência, conta e senha eletrônica.

Fonte: Banco do Brasil

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.