Boa tarde! Hoje é sexta, 12 de agosto de 2022

(11) 3104-4441

Banco do Brasil lança linha de crédito para caminhoneiros

Publicado em: 07/04/2022

O governo federal ampliou nesta 5ª feira (7.abr.2022) a linha de crédito que permite a antecipação de frete para os caminhoneiros autônomos. A possibilidade já havia sido lançada pela Caixa Econômica Federal e agora também está disponível no BB (Banco do Brasil).

Chamada de Antecipa Frete, a linha de crédito do Banco do Brasil foi lançada nesta 5ª feira (7.abr) em evento que contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL); do presidente do BB, Fausto Ribeiro; e dos ministros Paulo Guedes (Economia), Joaquim Leite (Meio Ambiente), Marcelo Sampaio (Infraestrutura), Marcos Montes (Agricultura) e Célio Faria Júnior (Secretaria de Governo). A cerimônia foi realizada na sede do Banco do Brasil, em Brasília.

Segundo o BB, a linha de crédito permite aos caminhoneiros autônomos que são correntistas do banco antecipar fretes por meio do aplicativo do BB. O objetivo é “fortalecer o setor de transportes no país”.

O presidente do BB, Fausto Ribeiro Neto, disse que a nova linha de crédito tem potencial para antecipar quase R$ 8 bilhões por ano em fretes. “O Banco do Brasil tem mais de 2.500 empresas do segmento que são correntistas e têm possibilidade de adesão ao convênio para realização do BB Antecipa Frete, além de possuir mais de 132 mil clientes que são caminhoneiros autônomos”, afirmou.

Ele disse que as empresas devem cadastrar os fretes que serão pagos aos caminhoneiros no sistema do BB. Com isso, os caminhoneiros poderão antecipar o pagamento por meio do aplicativo do banco. Segundo Fausto Ribeiro, o objetivo é liberar os recursos com agilidade e autonomia para os motoristas.

Eis as condições do Antecipa Frete:
• fretes com pagamento programado para os próximos 120 dias;
• taxas de juros a partir de 1,79% ao mês, conforme perfil do cliente;
• necessidade de convênio com a Transportadora/Embarcadora PJ.

Fausto Ribeiro disse que a linha tem a menor taxa do mercado. Na Caixa Econômica Federal, os juros começam em 1,99% ao mês.

Crédito rural

O Banco do Brasil também anunciou nesta 5ª feira (7.abr.2022) a emissão da sua 1º CPR (Cédula de Produto Rural) voltada à preservação. Segundo o BB, é uma modalidade de crédito que permite a monetização da área preservada pelos produtores rurais brasileiros.

Na CPR Preservação, a vegetação nativa do imóvel rural serve de lastro para crédito. Os valores financiáveis serão estabelecidas de acordo com o bioma em que o estabelecimento rural está localizado, como a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica.

O presidente do BB, Fausto Ribeiro Neto, disse que é esta “a 1ª vez que um produto financeiro usa como lastros as reservas ambientais, contribuindo para a preservação de nossas florestas, rios e mangues”. Ele disse, então, que a medida gera recursos adicionais para o produtor rural e ainda estimula a preservação ambiental.

Para Fausto Ribeiro, a CPR Preservação ainda pode contribuir com a atração de investimentos externos. “Ao lançar a CPR Preservação, o Banco do Brasil estabelece um marco, cria um parâmetro de repercussão mundial quando se fala em desenvolvimento do agronegócio e preservação do meio ambiente”, afirmou.

Fonte: Poder 360

 

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.