Boa tarde! Hoje é segunda, 04 de julho de 2022

(11) 3104-4441

Câmara de Cuiabá realiza Sessão Solene em comemoração ao Dia do Bancário

Publicado em: 30/08/2017

A Câmara Municipal de Cuiabá realiza na manhã desta segunda-feira (28/08), a partir das 9 horas, no Plenário das Deliberações, uma Sessão Solene para homenagear a história de organização de uma das mais tradicionais categorias de trabalhadores, a dos bancários.

Durante a Sessão serão homenageadas 50 pessoas com Moção de Aplausos por terem prestado serviços relevantes à categoria. Entre os homenageados estão o ex-prefeito de Cuiabá Vicente Emílio Vuolo (In Memorian) pela doação de uma área no ano de 1964 a categoria, onde possibilitou a construção da atual sede do Sindicato dos Bancários, que funciona na rua Barão de Melgaço. Outro homenageado será o bancário aposentado do Banco do Brasil, Valfran Miguel dos Anjos, pelos serviços prestados à categoria como presidente do sindicato.

No Brasil, o Dia Nacional dos Bancários, instituido pela Lei nº 4.368/64, é comemorado em 28 de agosto, devido a uma das mais longas e vitoriosas campanhas salariais da história da categoria que ocorreu no ano de 1951 através de uma grande mobilização dos bancários paulistas.

Em Mato Grosso, a organização da categoria teve início no dia 30 de janeiro de 1953 com a criação da Associação dos Bancários, dando assim início à luta para modificar a realidade de exploração a que os bancários eram submetidos, tendo que cumprir uma jornada diária de 10 horas.

Para garantir a legitimidade da representação da classe, no dia 27 de outubro de 1962, em Assembleia Extraordinária realizada no Palácio da Instrução, foi fundado o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários no Estado de Mato Grosso – o SEEB/MT.

No dia 13 de março de 1963, o então presidente da entidade, Djalma Valladares de Figueiredo, fez um pedido de reconhecimento do sindicato como órgão representativo da categoria no Estado de Mato Grosso junto ao Ministério do Trabalho. A entidade recebeu a Carta de Reconhecimento no dia 15 de junho de 1963, ano em que a entidade contava com 1.151 bancários associados, sendo 260 que trabalhavam nas agências bancárias de Cuiabá e 891 em municípios do interior.

Fonte: Folhamax

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.