Boa tarde! Hoje é sexta, 19 de agosto de 2022

(11) 3104-4441

Câmara realiza audiência pública sobre reestruturação do BB

Publicado em: 08/04/2021

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (30/03), em reunião deliberativa realizada de forma on-line, o Requerimento nº 9 de 2021, para realização de audiência pública sobre a proposta de reestruturação do Banco do Brasil.

A ANABB está entre as entidades convidadas pelos autores do requerimento para participar da audiência, cuja data de realização ainda será definida. Além da Associação, deverão estar presentes no debate outras entidades que representam os funcionários da ativa e aposentados, nominalmente AAFBB, Contraf/CUT, FAABB e o Sindicato dos Bancários de Brasília.

O tema do debate é a proposta apresentada em janeiro deste ano pela Diretoria do Banco do Brasil, para a reestruturação da instituição com base no fechamento de agências, em Plano de Demissões Voluntários (PDV) e na extinção de funções.

Na justificativa de realização da audiência, os autores enfatizam que o BB é um banco público, de atuação “vinculada às demandas da população, garantindo atendimento em municípios onde bancos privados não possuem interesse em atuar. Além disso, o Banco do Brasil hoje possui a missão institucional de oferecer linhas de créditos à agricultura”.

Os autores também lembram que o PDV proposto alcança mais de 5 mil funcionários do BB, o que equivale a 5,4% do quadro de pessoal do banco. “O PDV não afeta apenas os funcionários que realizam a adesão, significa sobrecarga de trabalho para os que permanecem e extinção de vagas, uma vez que são postos que deixaram de existir permanentemente”, destaca a justificativa.

São autores do Requerimento nº 9 de 2021, por ordem de assinatura, os deputados federais: Marcon (PT/RS), Patrus Ananias (PT/MG), Rogério Correia (PT/MG), Leonardo Monteiro (PT/MG), Pompeo de Mattos (PDT/RS), Zé Carlos (PT/MA) e Erika Kokay (PT/DF).

Foto: Agência ANABB

 

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.