Boa tarde! Hoje é sexta, 16 de abril de 2021

(11) 3104-4441

Clientes do Banco do Brasil podem pagar Pix usando a agenda do celular

Publicado em: 31/03/2021

O Banco Central divulgou alterações no regulamento do Pix. Entre elas, a possibilidade de consultar se um número de telefone ou e-mail estão cadastrados como chave Pix. Esta solução virá como um complemento ao que os clientes do Banco do Brasil já usufruem desde o início das operações do Pix: o pagamento utilizando as informações da agenda de contatos do celular.

A funcionalidade disponível no aplicativo BB facilita o pagamento ou transferência de recursos para amigos, colegas de trabalho, parentes ou prestadores de serviço. “Pensando sempre na melhoria da experiência dos nossos clientes, estamos acelerados no processo da transformação digital no BB. A possibilidade de utilização da lista de contatos dos celulares dos nossos clientes para a realização do Pix já é uma realidade para nós”, relata Edson Costa, diretor de meios de pagamento e serviços do Banco do Brasil.

Como funciona

É muito simples usar a agenda de contatos para realizar pagamentos e transferências com Pix no BB. Depois de logado no app, basta ao cliente acessar o Pix na tela inicial e selecionar a opção “Pagar com Pix”. Na tela seguinte, ao selecionar “Contatos”, o aplicativo mostrará todos os contatos da agenda. Basta buscar o nome do contato para quem vai fazer o pagamento e selecionar o telefone ou e-mail e seguir os próximos passos para finalizar a transação.

Caso o telefone ou e-mail não sejam uma chave Pix, o cliente será informado na hora que aquele contato não está cadastrado como chave Pix.

Soluções inovadoras

O Pix, novo sistema de meio de pagamentos do Banco Central, começou a funcionar em 16 de novembro de 2020, permitindo pagamentos e transferências por pessoas ou empresas 24 horas por dia, sete dias por semana, de maneira instantânea, em qualquer instituição financeira participante.

Desde seu lançamento, o BB apresenta soluções inovadoras para o uso do Pix. Além da possibilidade de fazer pagamentos usando a agenda de contatos do celular, Ainda em novembro, o cadastramento de chaves, bem como pagamentos e recebimentos foram disponibilizados pelo WhatsApp. O assistente virtual do BB também lê imagens de QR code e aceita comandos de voz.

No mês seguinte, foi a vez de a Receita Federal adotar a solução desenvolvida pelo BB nos novos modelos de Darf, como mais uma opção para os contribuintes.

Recentemente, o grupo Energisa tornou-se o primeiro prestador de serviços de utilidade pública a utilizar a solução tecnológica do BB e incluir o QR Code Pix nas suas faturas físicas, permitindo a correntistas do BB e de outras instituições financeiras quitar a conta de energia de forma instantânea.

E desde fevereiro, estados e municípios também podem aderir à solução de arrecadação integrada do BB, para recebimento de impostos e taxas por meio do Pix.

Fonte: Banco do Brasil