Boa tarde! Hoje é domingo, 07 de agosto de 2022

(11) 3104-4441

Confira dicas da BB Previdência para cuidar das suas finanças pessoais

Publicado em: 15/10/2021

Já explicamos no blog da BB Previdência como você deve construir um planejamento de longo prazo. Agora, vamos apresentar algumas práticas indispensáveis que podem ser inseridas na sua rotina para facilitar a administração financeira do presente e do futuro.

Compreenda o seu cenário

O primeiro ponto é ter uma visão muito bem detalhada e realista de suas receitas e despesas. Para isso, alguns passos são fundamentais:

Entender quais são as categorias do seu orçamento mais comprometidas e que devem ser priorizadas;
Monitorar a sua saúde financeira com análises periódicas de extratos bancários e rendimentos;
Mapear os custos do futuro, como impostos e compras parceladas.

Ao compreender o fluxo que seu dinheiro está seguindo, você será capaz de tomar ações efetivas para gerenciar as finanças.

Identifique oportunidades para economizar

Uma prática que deve ser contínua é a de buscar formas para economizar parte do seu dinheiro. Um hábito muito saudável, especialmente em tempos de inflação mais alta, é fazer uma pesquisa bem detalhada antes de uma compra. Observe não apenas os preços, mas também marcas e produtos alternativos ao item que está buscando.

Outro ponto fundamental é a constante avaliação do que realmente é essencial para você naquele momento. O consumo consciente é um caminho necessário para quem deseja ter suas finanças equilibradas.

Evite juros

Os juros estão entre os principais motivos de endividamento da população brasileira, seja em função de compras parceladas ou de cobranças por atraso e inadimplência.

Ao planejar a aquisição de um produto, bem ou serviço, dê prioridade para pagamento à vista, mesmo que lhe demande um pouco mais de tempo para reunir os recursos necessários. Caso não seja possível, tenha absoluta segurança de que você conseguirá honrar as prestações do parcelamento.

Se eventualmente você se vir em uma situação de inadimplência, procure sempre o credor para negociar seus débitos. A maioria das organizações financeiras está disposta a conversar sobre melhores condições para pagamento, fazendo com que o tamanho do seu problema diminua.

Por fim, tenha organização para pagar suas contas até o vencimento, evitando cobranças desnecessárias. Um dia de atraso pode custar caro devido a juros e mora.

Defina os seus objetivos

Com um entendimento total da sua situação, é importante estabelecer objetivos, mesmo que pequenos, de curto, médio e longo prazos. Ao criar um comprometimento com si mesmo, suas práticas de controle financeiro tendem a aumentar.

À medida que for alcançando os objetivos traçados, você também terá mais motivação para seguir em frente e até planejar voos mais altos.

Diversifique seus investimentos

Ao planejar seus investimentos, busque diversificá-los para que possam estar alinhados a diferentes momentos do seu futuro. A Previdência Complementar, por exemplo, é um investimento de longo prazo voltado para o seu período de aposentadoria. Ou seja, quanto antes começar, maior será o seu benefício lá na frente.

Independentemente das suas escolhas, é importante estudar com calma todas as possibilidades, pensando sempre no seu perfil de investidor. Em um mundo cada vez mais conectado, existe muita informação disponível de forma gratuita, mas contar com o apoio de especialistas sempre é recomendável para que você diversifique sua carteira.

Repita os ciclos

Como falado anteriormente, este é um processo contínuo, que deve fazer parte da sua rotina. Todas as práticas listadas devem ser permanentemente executadas, o que dará mais autonomia e confiança para administrar o seu dinheiro e tomar decisões de forma acertada.

Fonte: BB Previdência

 

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.