Boa tarde! Hoje é domingo, 07 de agosto de 2022

(11) 3104-4441

Confira os desempenhos do Plano 1 e do Previ Futuro no primeiro trimestre

Publicado em: 14/05/2021

A volatilidade que impactou o mercado financeiro em 2020 continua trazendo consequências para 2021, mas os planos da Previ seguem provando a resiliência dos investimentos da Entidade. O Plano 1 teve uma rentabilidade de 3,87% no primeiro trimestre e fecha o mês de março com um superávit acumulado de R$ 15,9 bilhões – um aumento de quase R$ 2 bilhões em relação ao resultado final de 2020.

O Previ Futuro foi mais afetado pela volatilidade e teve rentabilidade negativa nos dois primeiros meses do ano, mas começou a se recuperar em março e fechou o mês com rentabilidade de 1,77%. O desempenho no primeiro trimestre, que ficou negativo em 0,19%, foi impactado principalmente pela carteira de renda variável, que refletiu a repercussão da pandemia no mercado no primeiro trimestre. Os números de abril, apesar de ainda não estarem consolidados, já apontam para um resultado que reverte o quadro e coloca o desempenho do Previ Futuro no positivo no acumulado dos primeiros quatro meses do ano.

Na apresentação de resultados realizada em 28/4, José Maurício Pereira Coelho, presidente da Previ, explicou um pouco do movimento para blindar a Entidade dos efeitos da crise. “Apesar da pandemia continuar a afetar a dinâmica de funcionamento do mercado, a Previ segue firme na estratégia de tentar diminuir os efeitos desses impactos nos nossos resultados”, disse.

José Maurício também explicou como essa estratégia está sendo traçada em cada plano. “No Plano 1, estamos diminuindo a proporção de Renda Variável na carteira e adquirindo títulos públicos atrelados à inflação. Em dezembro de 2018, a carteira de Renda Fixa representava 40,8% dos investimentos. Em março de 2021, esse percentual aumentou para 46,6%”.

O objetivo é aumentar a segurança do plano sem comprometer a liquidez do pagamento de benefícios. Os números comprovam o sucesso dessa empreitada: o superávit acumulado até dezembro de 2020 aumentou nesse primeiro trimestre de 2021. Esse resultado superavitário em um plano maduro como o Plano 1, que já tem a maior parte dos seus associados recebendo benefícios, cria um colchão que garante a segurança para momentos de incerteza. Prepara a Previ para cenários de volatilidade, proporcionando a absorção de possíveis impactos negativos que podem existir no futuro.

Estratégias diferentes

A estratégia traçada para o Previ Futuro é um pouco diferente, como explica José Maurício. “Como esse é um plano mais jovem, em fase de acumulação, o foco é melhorar a rentabilidade. Temos dedicado especial atenção procurando por novas oportunidades de investimentos, buscando participações ativas em IPOs que consideramos atraentes e aderentes às necessidades do Previ Futuro. Entendemos que no médio e no longo prazo ter uma posição em renda variável bastante diversificada pode proporcionar resultados interessantes, com maior rentabilidade”.

O presidente da Previ também ressaltou a importância da participação ativa dos associados na gestão do plano. “No Previ Futuro a escolha do perfil do investimento é do próprio participante. Por isso, disponibilizamos ferramentas como o Meu Benefício, em que ele pode fazer simulações utilizando como parâmetros a expectativa de rentabilidade, o valor e o tempo de contribuição. Os associados têm à disposição um leque de alternativas de alocação de recursos. Queremos fornecer todas as informações para que cada participante possa tomar a melhor decisão, de acordo com as preferências e necessidades de cada um”.

Painel Previ

A transparência é um compromisso da Previ com os seus participantes, por isso os resultados dos planos de benefícios são divulgados mensalmente aqui, no site da Previ. A partir deste mês, o Painel traz algumas novidades: um novo conteúdo estará disponível na aba Investimentos, com a relação de todos os investimentos por segmentos. É só clicar em “Todos os ativos por carteira”. Lá também é possível fazer a busca por um ativo específico ou por carteira.

Outra mudança é na aba Desempenho. A partir de agora é possível ver o desempenho das carteiras no quadro “Desempenho por ano”. Basta clicar no (+) ao lado de cada segmento.

Para conhecer o desempenho do Plano 1 e do Previ Futuro em detalhes, é só acessar no menu principal a opção Prestação de Contas >> Painel Previ. Estão disponíveis a rentabilidade por segmento de investimento, o desempenho dos últimos anos, a distribuição das carteiras e até mesmo os perfis dos planos, com a quantidade de participantes, tipo de beneficiários e faixas etárias.

Solidez

A conjuntura em 2021 pode continuar a ser de instabilidade, mas os resultados continuam a mostrar a resiliência da Previ. Em 2020, os planos da Previ mantiveram desempenhos positivos e os participantes puderam passar pelos momentos desafiadores com a tranquilidade de que o pagamento de benefícios seria mantido, além de vantagens como a suspensão de parcelas de Empréstimo Simples, que foi oferecida novamente no último mês. A visão de longo prazo e a gestão ativa dos investimentos fazem diferença nos períodos de crise. Mesmo nos momentos difíceis, o propósito da Previ permanece: cuidar do futuro das pessoas.

Fonte: Previ

 

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.