Boa tarde! Hoje é quinta, 15 de abril de 2021

(11) 3104-4441

Economus Futuro: entenda a situação atual do novo plano de saúde

Publicado em: 26/02/2021

O plano de saúde Economus Futuro foi criado como alternativa para atender as necessidades assistenciais dos atuais beneficiários inscritos nos planos Feas Pamc, Feas Básico e Novo Feas, e os futuros aposentados que mantenham o vínculo previdenciário com o Economus.

Desde o dia 14/12/2020, está disponível no autoatendimento do Portal Economus uma ferramenta que permite a inscrição dos beneficiários elegíveis interessados em aderir a esse plano. Desde então, foram feitas diversas publicações nos canais de comunicação do Instituto para demonstrar as características do Economus Futuro e as condições e orientações sobre como os beneficiários devem proceder para a adesão.

Até o término desta 1ª quinzena de fevereiro/2021, o contingente de beneficiários que efetivou a adesão ao novo plano não atingiu o mínimo necessário, perfazendo até o momento o total de 435 adesões. Com esse cenário, ainda não é possível implementar o plano Economus Futuro, uma vez que, para garantir o equilíbrio econômico-financeiro do novo plano, é necessária a adesão mínima de 40% da base de beneficiários existentes nos atuais planos de aposentados.

Quanto antes for tomada a decisão de ingressar no novo plano, mais rapidamente será atingida a quantidade necessária de beneficiários e, por fim a implementação do Economus Futuro. O processo de adesão permanece aberto e disponível no autoatendimento do portal, veja como fazer clicando aqui.

Dúvidas sobre alterações realizadas

Para quem ainda tem dúvidas, esclarecemos que os planos FEAS não podem mais contar com o subsídio do Fundo FEAS, que cobria boa parte da despesa assistencial desses planos. O esgotamento dos recursos do FEAS foi o motivo da alteração no custeio dos planos a partir de janeiro deste ano, que resultou na elevação do percentual de contribuição sobre a renda, de 8% para 15,95%, e na retirada dos tetos de contribuição mensal.

Características do plano

Relembramos a seguir as principais caraterísticas do Economus Futuro, que tem o mesmo padrão de atendimento que você já está acostumado:

  • É um plano coletivo por adesão;
  • A rede credenciada é a mesma do plano Novo Feas;
  • Plano autossustentável, com modelo de custeio em regime de cotas, per capitae por faixa etária;
  • Público: Titulares dos planos de previdência do Economus e respectivos dependentes preferenciais;
  • Ausência de carência no caso de migração de plano vinculado ao Feas, desde que feita a adesão em até 30 dias corridos após o cancelamento do plano anterior;
  • Reavaliação trimestral do custeio para evitar desequilíbrio entre receitas e despesas;
  • Tabela de preço: Calculada com base nos perfis dos beneficiários dos planos Feas:

Fonte: Economus