Boa tarde! Hoje é quinta, 07 de julho de 2022

(11) 3104-4441

Empresta Capital é reconhecida a Instituição Financeira Mais Sustentável do País de 2017

Publicado em: 26/10/2017

A Empresta Capital, instituição financeira de microfinanças, que já beneficiou mais de 70 mil empreendimentos no País em mais de 80 segmentos, foi eleita a “Instituição Financeira Mais Sustentável do Brasil em 2017″, pela revista britânica World Finance Magazine, uma das mais influentes publicações do mercado financeiro em Londres. A iniciativa tem como objetivo reconhecer empresas no mundo todo que inovam e integram seus processos, cultura, objetivos de impacto social e sustentabilidade, além da performance no atendimento de negociação com os clientes. Na edição anterior, os bancos Citibank, Zenith Bank, Deutsche, Dif Broker, Credit Suisse foram os premiados.

A empresa cresceu 38% no volume das operações de crédito nos últimos seis anos e, atualmente, tem uma carteira robusta de cerca de 11 mil clientes de microfinanças (clientes ativos), originando mais de 700 contratos mensais. “Esperamos manter a curva de crescimento neste ano em torno de 30% a 40%, apesar de todos os desafios que o Brasil enfrenta”, diz Ricardo Assaf, presidente da Empresta Capital e presidente da ASBCM – Associação Brasileira das Sociedades de Microcrédito.

Ao expandir o crédito, é possível gerar um ambiente positivo local, gerando emprego e renda, além de contribuir com o meio ambiente. “Dentro dos projetos de microfinanças verdes percebemos uma demanda muito grande das áreas urbanas, especialmente nos programas de uso da água. A nossa principal estratégia foi nos associar com especialistas em eficiência energética para financiar esse tipo de projeto em nossos nichos de mercado”, finaliza o executivo.

Finanças verdes

A estrutura de capital da empresa é regulada pelo Banco Central no modelo SCMEPP (Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte). Atualmente, todas as operações são 100% tecnológicas, sem uso de papel, de modo que podem ser rastreadas de ponta a ponta e instantaneamente. “A tecnologia foi desenvolvida por nós e encomendada a uma fintech – startup financeira, projetada especialmente para as suprir as necessidades dos nossos clientes”, assinala Assaf.

A maioria dos pequenos negócios que recebem aporte da Empresta são empresários informais (90% do portfólio) que mantém atividades como manutenção e pintura em condomínios e, muitas vezes, acumulam até duas jornadas de trabalho para aumentar a renda. Também apoiam projetos relacionados ao “Green Microfinance”, ou seja, finanças verdes para a eficiência energética. Dessa forma, a empresa vem financiando micro e pequenos empresários para ajudá-los no desenvolvimento de soluções como painéis solares, espaços verdes em telhados, iluminação LED e soluções de eficiência de água (por exemplo, individualização, estocagem e reciclagem de águas pluviais).

“No turbulento cenário econômico e político que vivemos, equilibrar o desempenho social com o impacto ambiental é um desafio necessário e urgente para o mercado financeiro. O setor vem passado por mudanças regulatórias e tecnológicas importantes e precisamos estar à frente desta transformação para que haja efetivo impacto na maneira que entregamos nossas soluções”, explica Assaf.

A empresa

A Empresta Capital é uma Instituição Financeira regulada pelo Banco Central do Brasil e já beneficiou mais de 30 mil empreendimentos entre pessoas físicas e jurídicas, com soluções diferenciadas e desburocratizadas, em mais de 80 segmentos diferentes em território nacional. Em 2012, ganhou o Prêmio Citi Melhores Microempreendimentos como a empresa mais inovadora, e tem o Selo de Excelência TOP da Associação Brasileira das Sociedades de Microcrédito(ABSCM).

Fonte: Revista Fator Brasil

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.