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Inteligência artificial pra tudo o que você imaginar no Banco do Brasil

Publicado em: 24/06/2021

O pioneirismo do Banco do Brasil em soluções tecnológicas para as atividades bancárias está presente na 31ª edição do CIAB Febraban, realizada entre os dias 22 e 25 de junho. No evento, sete representantes do BB debatem sobre a importância do ESG, a consolidação dos assistentes virtuais como a principal tecnologia bancária, a relevância dos dados para os negócios e a particularização da experiência do cliente.

“O mundo contemporâneo, da interação por meio do uso intensivo da IA, nos estimula a entender cada vez mais o comportamento dos clientes, possibilitando um atendimento mais ágil e personalizado. No BB, buscamos aprimorar a inteligência que alimenta nossos assistentes virtuais, demonstrando nosso compromisso com o desenvolvimento da tecnologia bancária”, afirma Marcelo Cavalcante, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Tecnologia do Banco do Brasil.

Temas como inteligência artificial a serviço do cliente; LGPD, privacidade dos dados e a segurança; e os próximos passos da inteligência artificial, estão no cardápio do BB, que ainda vai abordar Pix, open banking e o futuro dos meios de pagamento.

Para o público, o BB apresenta novidades, como o Mappiá, para o mundo agro, o BB View para a ambiência e a Análise de Sentimento para os adeptos das redes sociais. Esses temas estão em destaque junto com inovações já aprovadas pelos usuários, como Prova de Vida pelo App, transferência de Pix pelo WhatsApp e abertura de Conta Fácil.

Quem visitar o estande do BB, pode se servir de experiências virtuais, participar de workshops e ainda interagir com bots treinados e cada dia mais integrados ao universo bancário.

O futuro do presente na tecnologia bancária

Mappiá – O Banco do Brasil lança iniciativa para monitorar áreas cultivadas por produtores rurais a partir da análise de imagens de satélites públicos.

BB View – A solução BBView usa Visão Computacional (campo da Inteligência Artificial) para identificar, por meio de imagens capturadas por câmeras, os riscos de exposição ao Covid-19, como distanciamento entre pessoas e uso de máscaras nas condições recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), apontando rapidamente violações. O projeto começou a ser experimentado no final de 2020 e segue em estudo para entrar em funcionamento na rede de agências do BB. A proposta tem potencial para outras análises em monitoramento de ambientes. O teste de poder computacional é um caminho para o uso via tecnologia 5G.

Análise de Sentimentos em texto – O Banco do Brasil utiliza Inteligência Artificial, a partir de modelos com técnicas de Processamento de Linguagem Natural e Machine Learning, para classificar mensagens em seus mais diversos canais de atendimento. O objetivo é identificar sentimentos, produtos e intenções dos clientes para, assim, melhorar o atendimento, adaptando-o a cada situação e a cada perfil.

Os modelos adotados foram desenvolvidos a partir de um dicionário próprio, capaz de entender os jargões bancários e o contexto de palavras como: Agradecimento; Aplicativo; Atendimento; BB Exterior; Cadastro; Cartão; Consórcio; Conta Corrente; Conta Fácil; Cultura; Elogio; Empréstimo Financiamento; Esporte; Informação; Investimento; Negativa; Pacotes Serviços; Ponto Para Você; Previdência; Problemas Técnicos; Profanidades ou xingamentos; Reclamação; Renegociação Dívidas; Segurança; Seguros; Título Capitalização; e Transferência.

Escola de robôs – O BB foi a primeira instituição financeira a oferecer o Pix, serviços de INSS, atendimento especializado em PJ e renegociação de dívidas completa com assistentes virtuais, sem necessidade de interação humana. Além disso, inovou ao usar inteligência artificial para aceitar comandos de voz no WhatsApp e App, construir a jornada mais completa de cartão, esclarecer e orientar sobre open banking utilizando texto e voz.

Por meio do WhatsApp, Google Assistente, Twitter, Facebook, além de chatbots presentes em seu portal bb.com.br, internet banking e Carteira bB, atendeu mais de 12 milhões de clientes PF e PJ nos últimos 12 meses. Os clientes podem realizar mais de 30 transações bancárias nesses canais.

É essa expertise que o BB disponibiliza para os participantes nos quatro dias de Ciab, por meio do workshop sobre criação de chatbots oferecido por sua Escola de Robôs. Criada em 2019, a Escola funciona em Brasília e São Paulo. Dentro de um contexto de negócios digitais, seus 70 funcionários atuam na evolução dos chatbots para torná-los cada vez mais relevantes e significativos aos clientes, oferecendo experiências completas e sem a necessidade de interação humana.

O chatbot é atração também do bate papo com especialistas em Inteligência Artificial sobre a aplicação dessa tecnologia em soluções bancárias. No chat, é possível fornecedores e startups agendarem reuniões de trabalho com os representantes da tecnologia do BB.

Para experimentar como os assistentes virtuais do BB estão afinados e prontos para atender e realizar negócios, basta acessar o atendimento pelo WhatsApp – (61) 4004 0001 – e conversar com o bot sobre produtos e serviços, cadastrar chaves, enviar e receber Pix, fazer transações de cartão, consultar saldo e extrato, recarregar celular e pagar boletos, impostos e IPVA.

Fonte: Banco do Brasil

 

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