Boa tarde! Hoje é domingo, 07 de agosto de 2022

(11) 3104-4441

Itaú supera Banco do Brasil e passa a ser o maior banco do país

Publicado em: 27/05/2022

O Banco do Brasil perdeu o posto de banco maior instituição financeira do país e o Itaú Unibanco passou a ocupar a posição. Em dezembro de 2021, o Itaú atingiu a soma de R$ 1,425 trilhão em ativos, o equivalente a R$ 4 bilhões a mais do que o Banco do Brasil.

Os ativos bancários são calculados em cima das carteiras de crédito da instituição, aplicações em títulos públicos, agências, investimentos, entre outros.

No ano de 2008, quando o Itaú se uniu ao Unibanco, a instituição já havia ocupado essa posição. Contudo, a liderança não se estabeleceu por muito tempo, pois em sequência o BB comprou metade do banco Votorantim e se manteve como maior banco brasileiro até dezembro do ano passado.

Essa informação foi confirmada com base nos relatórios divulgados pelo Banco do Brasil. A expectativa do mercado é que, durante esse ano, o Itaú se mantenha na posição, visto que adquiriu a área de varejo do Citibank no ano passado, mas ainda não começou a ser operada pelo banco.

Por fim, os especialistas econômicos ressaltam que os números do Itaú também são diretamente afetados pela alteração cambial. Isso acontece pois o Itaú consolida a operação do Corpbanca, um banco chileno que adquiriu há dois anos. Sendo assim, como os ativos do banco chileno estão em dólares, a variação cambial afeta diretamente no valor do patrimônio.

Fonte: Seu Crédito Digital

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.