Boa tarde! Hoje é tera, 05 de julho de 2022

(11) 3104-4441

Ranking aponta as 60 marcas mais valiosas do Brasil; BB fica na 38ª posição

Publicado em: 27/04/2018

A Skol é a marca brasileira mais valiosa do país, segundo o ranking BrandZ Brasil Top 60 elaborado pelas consultorias Kantar e WPP. A empresa ocupa o topo da lista há seis anos e em 2018, lidera com valor de US$ 8,2 bilhões. Em segundo lugar aparece Bradesco, com valor de US$ 7 bilhões – um crescimento de 58% em relação a 2017. Em seguida aparecem Itaú ( US$ 6,2 bilhões), Brahma (US$ 4,4 bilhões) e Globo (US$ 4,3 bilhões). As 60 marcas mais valiosas somam US$ 65 bilhões. O Banco do Brasil ficou na 38ª posição (US$ 425 milhões).

Realizado anualmente, o ranking combina dados financeiros da Bloomberg e da Kantar Millward Brown com opiniões de consumidores obtidas em 1 mil entrevistas, com mais de 54 mil consumidores latino-americanos em 34 categorias. Também é utilizada a percepção do consumidor para determinar a contribuição da marca, medindo a influência somente da marca no valor financeiro em uma escala de 1 a 5 (sendo 5 a mais alta) – ou seja, por que os consumidores escolhem a marca e pagam mais caro por ela.

De acordo com os especialistas responsáveis pelo estudo, cinco “princípios vitais” contribuem para o crescimento e sucesso de uma marca no Brasil: propósito bem definido, inovação, boa comunicação, experiência de marca e amabilidade (atributos emocionais), o chamado “love brand”. Dentre os setores que mais cresceram no país estão bancos, serviços e varejo.

A marca que mais cresceu este ano foi a Havaianas, com aumento de 156% – o que a fez subir 23 posições no ranking em relação ao ano passado. Em seguida aparecem Magazine Luiza (+ 133%), Banco do Brasil (+ 127%) e Arezzo (+ 101%). “A Havaianas é orientada para o consumidor final e consegue estabelecer uma conexão utilizando-se de elementos que reforçam a ‘brasilidade’ para se diferenciar. Já o Magazine Luiza vem junto com o movimento forte do varejo omnichannel, apostam no e-commerce, com a vantagem de possuir loja física. A união do e-commerce com o varejo físico demonstrou resultados concretos”, explica Eduardo Tomita, CEO da Kantar Consulting para América Latina.

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.