Boa tarde! Hoje é quinta, 04 de setembro de 2025

(11) 3104-4441

BB inaugura Hub Financeiro de Bioeconomia em Ilhéus, na Bahia

Publicado em: 28/08/2025

A cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, recebe o novo Hub Financeiro de Bioeconomia do Banco do Brasil, iniciativa voltada ao fortalecimento da sociobioeconomia na região. O lançamento oficial ocorreu nesta terça-feira, 26, durante a abertura da primeira edição da ExpoCacau, com anúncio feito pelo vice-presidente de Negócios de Governo e Sustentabilidade Empresarial do BB, José Ricardo Sasseron. A atuação no Hub conta com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), e da Conexsus, por meio da estratégia de agentes de crédito da sociobioeconomia, lançada em maio deste ano.

Assim como as unidades já existentes em Belém (PA) e Manaus (AM), o Hub de Ilhéus funciona como base para agentes de crédito e correspondentes bancários especializados. O atendimento é “figital” — combinação entre o físico e o digital — e centraliza todas as iniciativas relacionadas à bioeconomia na região. O Hub oferece produtos financeiros adequados aos públicos de relacionamento do BB e viabiliza assistência técnica para produtores locais.

“A abertura dessa nova unidade reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento regional e com a descentralização de serviços financeiros inovadores. A expectativa é que o Hub contribua significativamente para o fortalecimento das cadeias produtivas locais e para a inclusão financeira de pequenos e médios empreendimentos, com destaque para o setor cacaueiro, tão representativo na economia baiana. O espaço também conta com uma programação voltada à sustentabilidade e às soluções digitais, aproximando produtores e empreendedores das novas tendências do mercado financeiro”, afirma Sasseron.

Desde a implementação em 2024, os Hubs já somam mais de R$ 2 bilhões em financiamentos, com expectativa de alcançar R$ 5 bilhões até 2030, beneficiando diretamente cerca de 1 milhão de pessoas. Os espaços viabilizam ainda assistência técnica, crédito personalizado e ações de educação financeira, além da atuação em comunidades ribeirinhas e assentamentos com foco no manejo sustentável de produtos nativos. A unidade de Belém, inclusive, está em processo de ampliação física, reforçando o compromisso do Banco do Brasil com o desenvolvimento sustentável e a inclusão produtiva dos povos da região amazônica.

Fonte: Banco do Brasil