O programa internacional de capacitação em liderança para o setor de infraestrutura, InfraLeaders, celebra neste ano a maior participação feminina da história. Dos 113 participantes, 44 são mulheres. Este resultado foi possível pela parceria com o Banco do Brasil e a Secretaria do Tesouro Nacional, por meio da Portaria MF 808/23. De um total de 47 bolsas concedidas pelo BB, 43% foram destinadas a mulheres, reforçando o compromisso da instituição em promover a equidade de gênero em espaços estratégicos de decisão.
“O projeto é uma oportunidade para capacitar gestores de mais alto nível na área de infraestrutura no país. Está vinculado à estratégia do BB de ampliar a presença de mulheres em posições de liderança, promover a diversidade e inclusão no setor”, destaca Leiner Bastos, gerente de Soluções da Unidade Estratégia Governo do Banco do Brasil.
Para Cintia Torquetto, presidente da Infra Women Brazil, a presença feminina no programa representa mais do que números. “Temos a maior delegação da história do programa InfraLeaders e com maior participação feminina. Mais do que números, isso reforça um movimento real de que mulheres estão cada vez mais presentes onde as decisões estratégicas são tomadas sobre o futuro da infraestrutura. Temos muito orgulho de participar desse momento”, enfatiza.
O InfraLeaders 2025 acontece durante esta semana em Durham, na Inglaterra, e em Edimburgo, na Escócia, e reúne líderes brasileiros e internacionais em debates sobre inovação, sustentabilidade e transformação no setor de infraestrutura, reforçando o papel das mulheres nos espaços de liderança.
Sobre o programa
O InfraLeaders 2025 tem como propósito preparar lideranças públicas e privadas para enfrentar os desafios mais complexos da infraestrutura com visão estratégica, competência técnica e capacidade de articulação global.
O Programa tem duração de cinco dias, o equivalente a 36 horas-aula de atividades em sala de aula e pelo menos 4 horas de interação social e informal construída em torno de almoços e eventos noturnos. Isso leva a um curso com duração total de 40 horas-aula.
A programação está estruturada em torno do ciclo de vida dos projetos de infraestrutura, com ênfase nas competências de liderança aplicadas a cada fase. Durante cinco dias intensivos, os participantes têm acesso a painéis, palestras, visitas técnicas e um roadshow internacional, proporcionando uma vivência completa e estratégica sobre os desafios contemporâneos do setor.