Quando o brasileiro pensa em banco, lembra do Banco do Brasil. É isso o que comprova a mais recente edição da Folha Top of Mind, pesquisa promovida pela Folha para destacar as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros.
Vencedor absoluto da categoria Banco pela 35ª vez consecutiva, o BB foi citado espontaneamente por 25% dos brasileiros adultos, um ponto percentual acima do que obteve em 2024. Os destaques vão para o Nordeste, região em que alcançou 34% das menções, e para o interior do país, onde teve 28%.
Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do BB, acredita que o resultado da pesquisa evidencia a confiança e a conexão que a instituição construiu com os brasileiros. “Significa que estamos cumprindo o propósito de sermos próximos e relevantes na vida das pessoas em todos os momentos”, diz.
O BB faz parte da história do país há mais de 200 anos, mas nunca deixou de se modernizar para acompanhar as transformações e atender às novas necessidades dos consumidores. “É uma combinação entre tradição e reinvenção”, afirma a executiva. “Mantemos uma marca sólida porque escutamos nossos clientes e evoluímos com eles, oferecendo soluções hiperpersonalizadas e experiências que fazem sentido no dia a dia.”
Para entender as reais necessidades e entregar a solução certa para o momento de vida de cada cliente, o banco se apoia em tecnologia e inteligência de dados. “Temos construído uma atuação muito robusta, com olhar atento para decisões científicas, análise de informações e pesquisas”, destaca Sayão.
Um foco recente da instituição são as campanhas de performance, que oferecem ao consumidor o que ele precisa naquele momento, por meio da mídia digital. O objetivo, segundo ela, é oferecer um Banco do Brasil para cada cliente. “Temos um banco para tudo o que os brasileiros imaginarem porque vamos além do core business e compreendemos o que é realmente importante para ajudar cada pessoa a escrever sua história”, explica.
“A campanha ‘Quem ama facilitar a vida, ama a tecnologia do BB’ reforça que inovação é para todos, que as nossas soluções digitais simplificam a vida sem perder o calor humano, unindo conveniência, segurança e experiência”, diz Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do BB.
A campanha “Quem ama facilitar a vida, ama a tecnologia do BB”, criada pela WMcCann e estrelada por Alok, segue essa lógica. Em vídeos de 30 e 10 segundos distribuídos em ambiente digital, o artista, reconhecido mundialmente por sua afinidade com tecnologia e impacto social, apresenta as ferramentas digitais do BB já disponíveis no dia a dia, como transferências por comando de voz, pagamentos via QR Code e navegação inteligente no app com apoio de IA generativa.
A ação ainda conta com atuação de influenciadores tech e criadores de conteúdo nas redes sociais, além de presença em painéis digitais nas ruas, com mensagens que se adaptam ao contexto e ao público de cada local. “A campanha reforça que inovação é para todos, que as nossas soluções digitais simplificam a vida sem perder o calor humano, unindo conveniência, segurança e experiência”, afirma Sayão.
A mistura entre tradicional e inovador também ganha forma nos patrocínios do BB a modalidades esportivas, atletas, equipes e projetos sociais. O apoio oficial ao vôlei, por exemplo, começou em 1991, mas o banco também investe em categorias ainda não tão estabelecidas, fazendo questão de estar junto de atletas, times e campeonatos de forma genuína e autêntica. Os skatistas Rayssa Leal e Bob Burnquist, seus patrocinados, são exemplos disso. “Apoiamos também o surfe, games e eSports, para citar alguns casos, porque investir no esporte é uma forma de criar conexão com os brasileiros”, explica a diretora.
O BB também se posiciona como marca de vanguarda ao patrocinar shows e festivais por todo o país. Entre eles estão o evento proprietário Tamo Junto BB, que reúne esportes e música, o Afropunk Brasil, que celebra a cultura negra e promove espaços de conexão e representatividade, o Festival Turá, que destaca a pluralidade e a riqueza da música brasileira, o festival de cultura pop CCXP e ainda as turnês Caetano & Bethânia e Gilberto Gil. Essas iniciativas mostram a capacidade do Banco do Brasil de criar experiências integradas, com benefícios exclusivos para clientes e narrativas que reforçam sua proximidade com os brasileiros.
Há ainda a programação dos CCBBs no Rio, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e, agora, Salvador, que há trinta anos é um celeiro de conteúdo e fomento cultural. “Tudo isso somado gera engajamento, fortalece vínculos emocionais e mostra que o BB é um banco que entende e valoriza a diversidade de interesses e de estilos de vida”, diz ela.
Segundo Sayão, os quatro territórios em que a marca atua, cultura, esporte, tecnologia e sustentabilidade, expressam seu compromisso com o país e com o mundo. “Esses pilares traduzem nosso posicionamento porque conectam propósito e prática”, afirma. Para os próximos anos, o plano para se manter no topo da lembrança dos brasileiros é seguir investindo em inovação inclusiva, experiências relevantes e narrativas que dialogam com todas as gerações. “Nosso objetivo é manter a essência, com proximidade e confiança, enquanto evoluímos com as mudanças da sociedade e da tecnologia”, afirma Sayão. “Seremos sempre um banco para cada cliente, em todos os momentos da vida.”
