O Banco do Brasil e o Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) com o objetivo de desenvolver uma linha de crédito voltada a projetos de mitigação das mudanças climáticas, com foco nos setores de biocombustíveis e transmissão de energia. A iniciativa busca impulsionar investimentos que contribuam para reduzir emissões de gases de efeito estufa, ampliar o uso de energias limpas e fortalecer a segurança energética global.
A parceria foi formalizada no âmbito da participação do BB na 30ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada no Brasil, e marca um passo importante na expansão de mecanismos financeiros sustentáveis entre os dois países.
“Temos orgulho de formalizar esta parceria com o JBIC, que reflete nosso compromisso compartilhado com o avanço da mitigação das mudanças climáticas e do desenvolvimento sustentável. Por meio desta iniciativa, buscamos acelerar investimentos que não apenas reduzam as emissões de gases de efeito estufa, mas que também fortaleçam a segurança energética e fomentem o crescimento econômico. Esta colaboração reforça o papel do Banco do Brasil no financiamento de energias renováveis, na promoção de soluções inovadoras para um futuro de baixo carbono, em linha com a liderança do Brasil em energias renováveis e os esforços globais rumo à neutralidade de carbono”, afirma Francisco Lassalvia, vice-presidente de Negócios de Atacado do BB.
A cooperação com o JBIC combina a experiência do Banco do Brasil em crédito sustentável e agronegócio com a expertise japonesa em tecnologia e eficiência energética, promovendo novos mecanismos de financiamento e inovação no campo da energia limpa, que contribuam para a mitigação das mudanças climáticas e uso sustentável de recursos, como produção de biocombustíveis e matérias-primas, linhas de transmissão, transição e eficiência energética.
A iniciativa reforça o papel do BB como agente global de desenvolvimento sustentável e consolida a parceria histórica entre Brasil e Japão em investimentos de longo prazo.
Presença consolidada no Japão
Presente no Japão há mais de 50 anos, o Banco do Brasil mantém e fortalece sua atuação no país por meio das agências localizadas em Tóquio, Nagoia e Hamamatsu, que oferecem atendimento completo a indivíduos e empresas, com soluções bancárias, de câmbio e investimentos voltadas a brasileiros e diversas outras nacionalidades residentes no Japão — incluindo trabalhadores, profissionais em mobilidade internacional, estudantes, famílias e clientes com perfil de investimento e alta renda e empreendedores.
Com atuação conectada à dinâmica dos mercados da Ásia-Pacífico, o BB Tóquio é um ponto estratégico de articulação regional, apoiando empresas brasileiras e japonesas em operações de comércio exterior, trade finance e investimentos e contribui para o fortalecimento das relações econômicas bilaterais e para a geração de valor em escala global.
Sobre o Banco do Brasil
O Banco do Brasil, considerado o banco mais sustentável do mundo, é líder em financiamento sustentável no país, com uma carteira robusta de crédito voltada para projetos de energia renovável, agricultura de baixo carbono, habitação social e iniciativas de impacto socioambiental. O BB integra os principais índices de sustentabilidade e mantém metas ambiciosas para ampliar o crédito sustentável, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para a construção de um futuro mais verde e inclusivo.
Sobre o JBIC
O JBIC é uma instituição financeira baseada em políticas e de propriedade integral do governo japonês, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento saudável do Japão, bem como da economia e sociedade internacional.
