Boa tarde! Hoje é quarta, 02 de setembro de 2026

(11) 3104-4441

Acesso à CliniCassi é avanço para incorporados do BNC, avalia AGEBB

Publicado em: 28/08/2026

Um importante avanço para os funcionários do Banco do Brasil vinculados ao Economus foi anunciado nesta semana. A partir de 1º de setembro, os participantes passarão a ter acesso aos serviços oferecidos pela CliniCassi, inicialmente nas duas unidades localizadas em Brasília.

O acordo celebrado entre a Cassi e o Economus representa mais um passo na busca pela ampliação dos direitos e das possibilidades de atendimento aos trabalhadores oriundos do Banco Nossa Caixa (BNC), incorporado pelo Banco do Brasil em 2009. A expectativa é de que o atendimento seja gradualmente expandido para outras localidades, especialmente São Paulo, onde estão concentrados mais de 6 mil funcionários vinculados ao Economus.

Para a Associação dos Gerentes do Banco do Brasil (AGEBB), a medida representa uma conquista importante e responde, ainda que parcialmente, a uma reivindicação histórica dos incorporados. “O sentimento é de satisfação e felicidade com esse desfecho. Sabemos o quanto essa questão vinha sendo discutida e o quanto os colegas vinculados ao Economus aguardavam por avanços que ampliassem suas possibilidades de atendimento. O acesso à CliniCassi é uma conquista importante e demonstra que o diálogo e a mobilização podem produzir resultados concretos”, afirma Adriano Domingos, presidente da AGEBB.

Um passo importante rumo à isonomia

A parceria permitirá que os participantes do Economus utilizem a estrutura própria de atendimento da Cassi por meio de cessão de rede, mesmo sem serem associados ao plano de saúde. A CliniCassi oferece atendimento em diversas especialidades e serviços de saúde, ampliando as opções de assistência aos trabalhadores.

O acordo é resultado de um processo de diálogo que envolveu representantes dos trabalhadores, dirigentes sindicais e as diretorias da Cassi e do Economus. A dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e conselheira eleita do Economus, Adriana Ferreira, destacou que a iniciativa representa um passo relevante para garantir aos participantes acesso a serviços de excelência e avançar na esperada isonomia entre os funcionários do Banco do Brasil.

Também participaram do processo os representantes eleitos do Economus nos Conselhos Deliberativo e Fiscal, Lucas Lima e Rodrigo Leite, além de outros representantes dos participantes que acompanharam as tratativas para viabilizar o convênio.

Para Adriano Domingos, entretanto, embora a conquista deva ser celebrada, a busca pela isonomia não termina com o novo acordo. “Estamos muito felizes com esse avanço, mas é importante deixar claro que a nossa busca continua. A AGEBB seguirá defendendo a isonomia dos incorporados do BNC e trabalhando para que esses colegas tenham assegurados os mesmos direitos e benefícios disponíveis aos demais funcionários do Banco do Brasil. Esse é um passo importante, mas ainda temos um caminho a percorrer”, ressalta o presidente.

Cassi e Previ para todos

Desde a incorporação do Banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil, uma das principais reivindicações dos trabalhadores passou a ser a garantia de igualdade de direitos em relação aos demais funcionários do BB. A bandeira “Cassi e Previ para todos” tornou-se, ao longo dos anos, uma das principais demandas dos incorporados.

As negociações realizadas na campanha salarial de 2024 avançaram na discussão de alternativas para o ingresso dos trabalhadores vinculados ao Economus na Cassi e na Previ, embora o entendimento definitivo ainda não tenha sido concluído.

A expectativa é de que o tema continue presente nas negociações e nas discussões envolvendo o futuro dos trabalhadores incorporados. “Não podemos perder de vista o objetivo maior. O acesso à CliniCassi representa uma melhoria concreta e imediata para os colegas, especialmente à medida que esse atendimento for ampliado para outras cidades. Mas a nossa defesa continua sendo pela plena isonomia. Os incorporados do Banco Nossa Caixa fazem parte do Banco do Brasil e merecem ter seus direitos reconhecidos de forma igualitária”, reforça Domingos.

“Esse resultado nos anima e reforça a importância de continuarmos unidos e mobilizados. A AGEBB reconhece o esforço de todos que participaram desse processo e agradece especialmente aos representantes e entidades que contribuíram para essa conquista, como Lucas Lima, Rodrigo Leite, Adriana Pereira e Mario Valente, que estão sempre em conversa com a AGEBB, visando construir a viabilidade da isonomia em relação à saúde dos funcionários, egressos ou não. Ao mesmo tempo, reafirmamos nosso compromisso de continuar acompanhando e defendendo os interesses dos incorporados do BNC, especialmente na busca pela tão necessária isonomia”, argumenta Ronald Feres, vice-presidente e diretor de Comunicação da AGEBB.

Fonte: AGEBB