Boa tarde! Hoje é segunda, 20 de maio de 2024

(11) 3104-4441

Banco do Brasil de Guaxupé completa 100 anos de fundação

Publicado em: 01/12/2023

A Agência do Banco do Brasil de Guaxupé completou neste mês de novembro 100 anos de fundação. A agência bancária na cidade foi a 64ª aberta em todo o país e a terceira mais antiga da instituição no Sul de Minas. A solenidade de celebração do centenário aconteceu na manhã desta quinta-feira (30) e contou com a presença de autoridades como o prefeito Heber Hamilton Quintella, o juiz Milton Biagioni Furquim, ex e atuais funcionários do banco e clientes.

O gerente de Agronegócios da Superintendência de Minas Gerais do BB, Bruno Gonçalves, esteve presente na solenidade e destacou a importância da Agência Guaxupé.

“Vocês não têm ideia da importância que essa agência tem para a Superintendência Estadual do Banco do Brasil. Estamos falando da 64ª agência aberta pelo Banco do Brasil em todo o nosso país. São poucas as agências que nós temos que são centenárias. Falo não só do banco como instituição, como todas as instituições financeiras”, disse Gonçalves.

O ex-gerente geral da agência Guaxupé, Edson Dias Leite, relembrou a história do banco na cidade.

“Eu tomei posse no banco em 1971, aqui na agência, sou de Guaxupé e passei por algumas solenidades: os 50 anos, em 73, depois os 75 anos, eu era o gerente estava aqui e agora estamos tendo a felicidade de ver o centenário da Agência. Somos eu e mais alguns colegas que estão aqui. É um momento de gratidão”, ressaltou.

A agência guaxupeana do Banco do Brasil foi inaugurada em 1923. O primeiro prédio a abrigar o Banco é o prédio histórico onde atualmente está a Prefeitura de Guaxupé. Os italianos construíram o prédio entre os anos de 1920 e 1923, para abrigar o banco, uma vez que era muito expressivo o volume de dinheiro advindo da cafeicultura.

Desde 1973, o BB esta instalado no atual prédio, na Avenida Conde Ribeiro do Vale.

O Banco do Brasil foi criado em 12 de outubro de 1808, por meio de um alvará do príncipe regente D. João. Inicialmente, o capital de mil e duzentas ações com valor de um conto de réis cada uma foi aberto ao público, com o objetivo de subscrever estas ações aos endinheirados da época.

Em 11 de dezembro de 1809, a primeira agência do Banco do Brasil começou a operar, no Rio de Janeiro. D. João pediu aos governadores das capitanias que procurassem acionistas para o Banco, esforço este que foi em vão, pois no fim de 1812, apenas 126 ações tinham sido subscritas. Em 1817 a oferta pública foi encerrada.

Com o financiamento integral do Banco do Brasil, em 1819 foi construída a sede para a Bolsa de Valores no Rio de Janeiro. Em 1821, o Banco, em crise, sofre com o grande saque feito pela família Real antes de seu retorno a Portugal.

Com a fusão do Banco do Brasil com o Banco Comercial do Rio de Janeiro, em 1853, o capital do Banco aumentou consideravelmente. Tal fusão ocorreu graças à liderança do Visconde de Itaboraí em relação à legislação. Por isso, o Visconde de Itaboraí é considerado o fundador do Banco do Brasil atual. No ano seguinte foi realizado o primeiro concurso público para o cargo de escriturário. Em 1863, o Banco do Brasil era o único órgão emissor do país, o que durou até 1866.

Na região Sul de Minas, as primeiras agências as serem aberta foram a de Três Corações (12ª do Brasil); Varginha (32ª) e Guaxupé (64ª).

Fonte: Portal da Cidade de Guaxupé

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.