Boa tarde! Hoje é segunda, 24 de junho de 2024

(11) 3104-4441

Banco do Brasil divulga resultado do edital de patrocínio dos CCBBs

Publicado em: 27/06/2023

O Banco do Brasil divulga o resultado do Edital de Patrocínio Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB. Os 137 projetos selecionados serão negociados para compor a programação dos centros culturais Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte de 2023 a 2025.

Deste total, foram selecionados 41 projetos de artes cênicas, 36 de cinema, 24 de exposição, 13 de ideias, 19 de música e quatro do Programa Educativo. A lista completa está disponível no site www.bb.com.br/patrocinios.

Durante o período de inscrições, realizado entre 16 janeiro e 3 de março deste ano, o BB registrou a inscrição de 6.617 propostas. Puderam inscrever projetos, os produtores (pessoa física ou jurídica) de qualquer lugar do Brasil, e não só das cidades onde estão localizados os CCBBs.

A seleção

Todos os projetos inscritos foram analisados com base em critérios expressos no regulamento do edital. As análises foram realizadas por comissão formada pelas equipes técnicas dos CCBBs e oito especialistas do mercado cultural.

A escolha dos projetos foi orientada, ainda, pelos critérios de avaliação, que preveem: relevância conceitual e temática, aderência às premissas e aos pilares conceituais, viabilidade técnica e financeira e acessibilidade aos diversos públicos de pessoas com deficiência.

Em conformidade com as políticas do ministério da cultura (MinC), o Banco do Brasil fez uma reformulação do edital, que teve início em maio de 2022 e se estendeu até a data do seu lançamento. A divulgação do edital também mereceu destaque e sua publicação contou com uma aparência mais atrativa e linguagem mais amigável.

Além disso, com o intuito de sanar as dúvidas, houve publicação de FAQ, webinar com atuação dos gerentes gerais dos quatro CCBBs e vídeo no youtube com presença do MinC. O conjunto de ações resultou na ampliação da participação de produtores de todo o Brasil, inclusive de regiões que não possuem um CCBB.

“Investir em cultura está no DNA do Banco do Brasil. Desde o início das inscrições, desenvolvemos uma atuação conjunta com o ministério da cultura, que potencializou a descentralização geográfica da origem dos projetos selecionados. As regiões Norte e Nordeste têm maior percentual de projetos selecionados do que de inscritos, o que garante maior diversidade e inclusão de todas as manifestações artísticas do nosso país”, afirma Tarciana Medeiros, presidenta do BB.

A CEO do BB avalia que esse é um novo olhar para a cultura. “A produção cultural e o acesso à programação cultural precisam ser ampliados. Estamos contribuindo para que isso ocorra, com a expertise de quem tem mais de 33 anos de atuação por meio dos nossos centros culturais”, complementa Tarciana.

Os pilares conceituais

Pluralidade cultural

Projetos que expressem a pluralidade cultural, a diversidade, a riqueza de manifestações regionais brasileiras e/ou internacionais, e que garantam representatividade em suas produções.

Multidisciplinaridade

Projetos que enriqueçam a experiência, percorram diferentes áreas culturais, estimulem a reflexão e o conjunto de nossos sentidos, e que valorizem a multiplicidade de saberes e linguagens.

Diálogos

Projetos que acolham o outro e promovam envolvimento e diálogos relevantes, proporcionando trocas significativas com público, artistas, mercado e sociedade.

Identidade

Projetos que reafirmem nossas origens e ancestralidade, suas narrativas e símbolos, o pensamento decolonial e os desafios de inclusão e acessibilidade, dentre outras questões, que ofereçam caminhos para compreender a construção contemporânea de identidades.

Novos olhares

Projetos não óbvios, surpreendentes e que abram novas perspectivas sobre questões da contemporaneidade, o que pode significar romper paradigmas sobre o próprio fazer artístico.

Fonte: Banco do Brasil

 

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.