O Banco do Brasil (BB) afirmou que já tem 5,1 milhões de cientes “nativos digitais”, ou seja, aqueles que começaram seu relacionamento com o banco por meio de canais digitais. O número teve alta de 69,1% em 12 meses e 13,2% no trimestre. Destes clientes, 81,4% tem até 40 anos.
“Este crescimento reforça o compromisso do banco com a ampliação do volume de negócios com novos clientes (principalmente o público jovem)”, diz o BB. “A era digital mudou hábitos e comportamentos do consumidor, de modo que o seu grau de exigência aumentou. Donos de um poder sem precedentes, os consumidores demandam diálogo, compromisso e transparência das empresas”, acrescenta.
Segundo o BB, no segundo trimestre as transações realizadas pelos canais de atendimento internet e mobile representaram 88,1% das transações totais. O mobile tem 18,9 milhões de usuários recorrentes – que utilizaram o app pelo menos uma vez nos últimos três meses. Desse total, 31,8% acessam o aplicativo diariamente.
De acordo com o banco, os canais digitais representaram 48% do desembolso em crédito pessoal, 16,0% no crédito consignado, 38,3% das aplicações e resgates nos fundos de investimento e 62,6% na quantidade de operações de contratação de serviços (contas, pacotes de serviços, fundos de investimento, cartão, capitalização, seguros e consórcios).
Para o BB, estar presente e interligado em todos canais, físicos e digitais, auxilia o atendimento integral das demandas dos clientes. Por isso, o ominichannel é fundamental na centralidade do cliente, pois melhora a percepção da presença do BB. “Foram aprovados para os próximos três anos investimentos adicionais de R$ 2,3 bilhões para tecnologia e analytics, para oferecer aos clientes novas experiências com opções mais práticas, seguras e rápidas no mundo digital.”
De acordo com o Gerente Geral de Relações com Investidores do BB, Daniel Alves Maria, o BB vem investindo em consolidação digital e a pandemia acelerou o processo. “Desde o ano passado utilizamos inteligência artificial e com alta resolutividade. Temos 19 milhões de usuários no App, desses mais de menos 6 milhões utilizam diariamente a ferramenta, isso é uma audiência importantíssima quando se pensa em novos negócios, para rentabilizar esses clientes. Além disso toda a interação pelas plataformas traz comodidade para o cliente se relacionar com o BB”, relata.
Outro produto alavancado com sucesso na pandemia foi a implantação da carteira digital do BB, que era um sistema digital que estava em teste e foi implantada, a princípio, para pagamento de benefícios. A carteira digital BB é uma conta digital gratuita do Banco do Brasil onde é possível fazer a movimentação de recursos, pagar contas e receber valores.
Entre as inovações citadas pelo BB estão soluções digitais para pessoas jurídicas e o ingresso nas plataformas do PIX e do Facebook Pay. “O BB foi pioneiro no PIX durante todo o processo de interação com o Banco Central, estamos preparados para integrar com a ferramenta e gerar novos negócios, assim como no WhatsApp Pay, só estamos aguardando o regulador”, finaliza Daniel Maria.
Fonte: Valor Investe e Agência ANABB