Boa tarde! Hoje é quinta, 11 de setembro de 2025

(11) 3104-4441

Banco do Brasil lança recurso inédito de “vaquinha virtual” para investidores

Publicado em: 11/09/2025

O Banco do Brasil acaba de incorporar ao Cofrinho BB — produto digital criado com a proposta de investir a partir de objetivos — um recurso inédito no mercado: o pedido de contribuição. A novidade funciona como uma “vaquinha virtual”, permitindo que clientes compartilhem objetivos financeiros e recebam recursos diretamente de familiares e amigos, por meio do Pix, de forma prática e segura.

Lançado inicialmente para jovens de 8 a 17 anos, o Cofrinho BB foi estendido ao público geral em maio de 2025 e já acumula mais de R$ 330 milhões aplicados, beneficiando 140 mil clientes. Entre os cotistas, 62% têm até 40 anos, confirmando a vocação da solução como porta de entrada para o mundo dos investimentos e ferramenta de educação financeira.

Com o pedido de contribuição, cada objetivo de investimento deixa de ser apenas individual. Na prática, um adolescente pode receber apoio ao formar reserva para a faculdade, um casal pode arrecadar para a lua de mel, um grupo de amigos pode poupar recursos para um projeto. Dessa forma, o Cofrinho BB transforma o ato de investir em um compromisso emocional regido pela lógica da colaboração. Confira outras vantagens:

A solução é gratuita e permite começar a investir com apenas R$ 0,01;
Enquanto a arrecadação acontece, os valores permanecem rendendo;
Os rendimentos não são atrelados a nenhum valor mínimo;
Investir no Cofrinho BB é prático, dispensando preenchimento de API;
O crédito do resgate é automático e o horário de movimentação é estendido: até às 23h;
O link da vaquinha pode ser compartilhado em aplicativos de mensagens e permite contribuições vindas de qualquer instituição financeira;
Os valores são investidos em um fundo de renda fixa simples de baixíssimo risco que busca acompanhar a taxa Selic.

“Lançamos a funcionalidade em um cenário que carece de iniciativas voltadas a disseminar a cultura de investir: apenas 33% dos brasileiros conseguiram poupar em 2024, e menos da metade aplicou os valores em produtos financeiros, de acordo com dados da Anbima. Nesse contexto, o Cofrinho BB busca atuar como uma ponte entre guardar e investir, aproximando diferentes perfis de clientes de uma relação mais saudável com o dinheiro”, declara Mário Perrone, head de Captação e Investimentos do Banco do Brasil.

Com a nova solução, o Banco do Brasil visa dar um passo além na conquista do público jovem e reforça sua estratégia de ampliar o acesso à cultura de investir de forma simples, colaborativa e conectada ao propósito de cada investidor brasileiro.

Fonte: Banco do Brasil