Boa tarde! Hoje é segunda, 20 de maio de 2024

(11) 3104-4441

Banco do Brasil lança Programa de Diversidade no Dia da Mulher

Publicado em: 12/03/2023

As ações preparadas pelo Banco nesta quarta-feira, 8, Dia da Mulher, também englobam outros grupos, permitindo ao Banco avançar na perspectiva da diversidade de maneira ainda mais ampla. Uma destas iniciativas é o lançamento do Programa de Diversidade e a construção de uma estrutura de governança dedicada ao tema na Empresa.

Tendo como um dos objetivos gerar melhoria da satisfação e da experiência de todos os funcionários, o Programa de Diversidade do BB contemplará cinco grupos de afinidade: gênero, geração, LGBTQIAPN+, PCD e raças/etnias, com a dimensão transversal geográfica-cultural em todos os grupamentos. Além de combater as assimetrias em relação a gênero, raça, etarismo, capacitismo e de orientação sexual e identidade de gênero no Banco, o Programa visa ainda promover cada vez mais ambientes de trabalho inclusivos, colaborativos, baseados no diálogo, onde cada um possa se sentir pertencente à família BB, seja ele quem for, como for e de onde vier.

Reforçar o foco inclusivo no BB requer que as temáticas do Programa de Diversidade façam parte das trocas diárias, garantindo que todos os funcionários se sintam respeitados nas suas diferenças. Respeito que não é novidade, pois está declarado em nosso Código de Ética

Para a presidenta Tarciana,“essa é uma oportunidade única de conhecer as histórias de colegas que precisam se afirmar diariamente dentro de suas diversidades e fico feliz em contribuir para criar ações de inclusão e equidade. Sendo mulher, casada com uma mulher, nordestina, conheço a realidade e o preconceito que existem, e agora vamos trabalhar em conjunto, em todos os níveis da empresa, para ter ações afirmativas concretas que melhorem a vida dos nossos funcionários”.

Governança

Dada a importância do tema para a sustentabilidade da Empresa e para evolução da sociedade, além da busca por um modelo mais ágil e adaptativo de governança, foi constituído um grupo de trabalho multidisciplinar com representantes de diversos grupos de afinidade, sob coordenação da Diretoria Gestão da Cultura e de Pessoas e da Diretoria Estratégia e Organização do Banco do Brasil. A proposta visa integrar funcionários e a alta administração para acelerar o foco e a gestão da Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento (DEIP). Também promover debates junto à sociedade e viabilizar uma contínua transformação interna.

Novidade no comitê de pessoas

Na esteira das novidades, o Comitê Executivo Pessoas e Cultura Organizacional (Cepes) passa a se chamar Comitê Executivo de Pessoas, Equidade e Diversidade (Ceped), e será a principal instância deliberativa e de acompanhamento do tema no Banco. A coordenação do Comitê fica sob a responsabilidade da Presidência do BB, em parceria com Vice-Presidência de Gestão Financeira e Relação com Investidores (Vifin), Vice-Presidência Corporativa (Vicor), e diretorias intervenientes. Além disso, o Conselho Diretor (CD) será o patrocinador do Programa e o Banco também terá um Conselho Consultivo de Diversidade, para troca de experiências, tendências e práticas entre os membros do CD e especialistas no mercado sobre o tema. Trata-se de uma reunião de iniciativas com o objetivo de mensurar os resultados e evoluir constantemente a respeito da diversidade, equidade, inclusão e pertencimento.

Para a vice-presidenta Ana Cristina Garcia, “o Programa e a estrutura de governança de diversidade do BB tem como norteadores o respeito, o repúdio ao preconceito, a importância da equidade, da inclusão, do pertencimento e do valor da dignidade e diversidade dos seres humanos. As propostas serão construídas com os grupos de afinidades e aliados. Este é o movimento inicial de uma nova etapa na relação empresa e funcionários”.

Participação dos funcionários

Haverá Fóruns de Diversidade, que terão por responsabilidade analisar demandas já coletadas e debater novas necessidades e anseios, além de definir pautas passíveis de desenvolvimento. O primeiro encontro acontecerá em abril, e contará com a participação de funcionários dos cinco grupos de afinidade.

Em sua posse, Tarciana Medeiros já havia comentado sobre o BB buscar avançar com base em diálogo e que, para isso, a gestão buscaria realizar um diagnóstico preciso sobre a diversidade na empresa. Diante disso, a partir de abril também serão realizados censos com os funcionários, com o objetivo de sensibilizar e conhecer melhor quem faz o Banco do Brasil, de modo que todos vejamos o BB como uma empresa que abraça, encoraja e promove a diversidade. “O BB vivenciará a diversidade plena na prática”, reforçou Tarciana. Cabe destacar que o BB já disponibiliza para o reporte sobre condutas inadequadas em relação aos integrantes dos grupos de diversidade e qualquer pessoa que vivencie situações de desrespeito. Ouvidoria Interna e o Canal de Denúncias são instrumentos importantes para identificação de ocorrências.

Capacitação

O Portal da Universidade Corporativa do Banco do Brasil, a UniBB, também passa a contar abrirá um espaço dedicado à diversidade, com uma série de ações educacionais que vão além da base convencional de aprendizagem. Nesse ambiente, há conteúdo para refletir, compreender e evoluir, a partir de histórias que representam os dilemas enfrentados diariamente pelas pessoas dos grupos de diversidade. Para apoiar os funcionários em seus tratamentos terapêuticos, a plataforma online contratada pelo Banco fez uma curadoria de profissionais qualificados para atendimento especializado ao público do grupo de diversidade.

Fonte: Banco do Brasil

 

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.