O Itaú é a marca mais valiosa do Brasil. É o que indica o relatório anual “Brasil 100”, da consultoria britânica Brand Finance. O estudo mostra que o banco é avaliado em US$ 8,7 bilhões, valor de mercado 70% superior ao do 2º colocado da lista, o Bradesco, de US$ 5,1 bilhões.
Na sequência, está o Banco do Brasil, avaliado em US$ 4,9 bilhões. Segundo o relatório, o crescimento do setor bancário está 16% acima da média das marcas do país.
O relatório anual “Brasil 100” também mostra que o Itaú cresceu 32% em relação ao ano passado. O banco é a única marca brasileira listada entre as 500 mais valiosas do mundo.
Já o Bradesco cresceu 33%, enquanto o Banco do Brasil registrou crescimento de 34% na comparação com 2022. A Caixa Econômica Federal, que aparece em 5º lugar no ranking, cresceu 14% no período, sendo avaliada em US$ 3,1 bilhões.
Leia a lista das 10 marcas mais valiosas no Brasil:
- Itaú (US$ 8,7 bi);
- Bradesco (US$ 5,1 bi);
- Banco do Brasil (US$ 4,9 bi);
- Petrobras (US$ 3,9 bi);
- Caixa (US$ 3,1 bi);
- Vale (US$ 2,2 bi);
- Natura (US$ 2 bi);
- Skol (US$ 1,8 bi);
- Brahma (US$ 1,6 bi);
- Sadia (US$ 1,6 bi).
Em relação ao valor de marca, o segmento de locação de automóveis foi o de maior crescimento (87%), pelo 2º ano consecutivo. Bancos, serviços comerciais, vestuário, produtos químicos, engenharia e construção aparecem na sequência.
O ranking de 2023 trouxe nomes inéditos: Banco Big e Ypióca entraram na lista de 100 marcas valiosas pela 1ª vez. Já Ponto Frio e Bavaria voltaram a integrar os selecionados.
Marcas que mais se valorizaram
Segundo o relatório, a Equatorial Energia é a marca de maior crescimento do ranking da consultoria britânica, com valor 205% superior ao de 2022. Em seguida, estão a locadora de veículos Movida e o banco Nubank.
Leia a lista das marcas que mais cresceram no Brasil:
- Equatorial Energia (+205,8%);
- Movida (+121%);
- Nubank (+110,1%);
- Localiza (+101,2%);
- Comgás (+75,3%);
- Arezzo (+67,3%);
- Copel (+54,1%);
- Sabesp (+53%);
- Votorantim (+50%);
- BB Seguros (+48,7%).