O sistema bancário brasileiro já renegociou mais de 32,9 milhões de contratos com consumidores inadimplentes desde 2020, ano em que a pandemia da covid-19 teve início. A marca histórica reflete o esforço conjunto de bancos e entidades públicas para enfrentar o alto índice de endividamento da população.
Somente na edição mais recente do Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira, realizada entre 1º e 31 de março de 2025, foram repactuados mais de 1,4 milhão de contratos. Cartões de crédito, empréstimos e cheque especial lideraram a lista dos produtos mais renegociados.
Renegociação e educação financeira
O Mutirão Nacional é promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons. A iniciativa oferece condições especiais para a regularização de dívidas, como descontos, parcelamentos e taxas de juros reduzidas, de acordo com as políticas de cada instituição financeira.
Desde 2019, as campanhas ocorrem duas vezes por ano: em março, mês do consumidor, e em novembro. Na primeira edição de 2023, foram renegociados mais de 2 milhões de contratos. Em 2024, foram 1,6 milhão.
A mobilização se soma a outras frentes de atuação dos bancos, como o programa federal Desenrola Brasil. Na segunda fase do programa, dedicada a dívidas bancárias, foram renegociados 3,6 milhões de contratos, somando R$ 6,5 bilhões e beneficiando cerca de 2,7 milhões de consumidores entre setembro de 2023 e maio de 2024.
De março de 2020 a novembro de 2022, as instituições financeiras já haviam repactuado 24,3 milhões de contratos, com saldo devedor superior a R$ 1,3 trilhão e R$ 200 bilhões em parcelas suspensas.
Eu e os bancos
Para Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban, a renegociação tem papel essencial no reequilíbrio das finanças pessoais e na redução do risco de superendividamento. “Além disso, a renegociação contribui para a estabilidade do mercado, ao reduzir a inadimplência e possibilitar o retorno do consumidor ao mercado de consumo”, afirma.
O mutirão também aposta na educação financeira como estratégia preventiva. Uma página exclusiva na internet reúne orientações sobre como se preparar para a negociação, dicas de gestão do orçamento e incentivo a hábitos financeiros saudáveis. A plataforma gratuita Meu Bolso em Dia, da Febraban, oferece conteúdos como vídeos, cursos e programas de recompensas para estimular o engajamento dos consumidores.
A edição de março de 2025 alcançou 27 milhões de pessoas nas redes sociais, gerou 402 mil cliques nos sites do Meu Bolso em Dia e teve 41 milhões de pessoas impactadas por meio do rádio.