O Banco do Brasil anuncia um conjunto de novas medidas com o objetivo de promover a igualdade e a inclusão étnico-racial e para combater o racismo estrutural no país com impacto positivo para clientes, funcionários, fornecedores e demais parceiros estratégicos da empresa. As ações fazem parte da estratégia da empresa no tratamento da diversidade e possuem elevado potencial de inclusão financeira e geração de trabalho e renda para pretos e pardos, com benefícios diretos à sociedade.
A diversidade é parte fundamental na estratégia corporativa do Banco do Brasil, que tem tratado as questões raciais com prioridade. Para Tarciana Medeiros, primeira mulher negra a presidir o Banco do Brasil, “direta ou indiretamente, toda a sociedade brasileira deveria pedir desculpas ao povo negro por algum tipo de participação naquele momento triste da história. Neste contexto, o Banco do Brasil de hoje pede perdão ao povo negro pelas suas versões predecessoras e trabalha intensamente para enfrentar o racismo estrutural no país”, afirma.
“O BB não se furta a aprofundar o conhecimento e encarar a real história das versões anteriores da empresa. Mas o simples fato de sermos uma instituição da atualidade nos move a realizar atividades voluntárias com o compromisso público e com metas concretas para combater a desigualdade étnico-racial e buscar por justiça social no âmbito de uma sociedade que guarda sequelas da escravidão, independentemente de existir ou não qualquer conexão, ainda que indireta, entre atividades de suas outras versões e escravizadores do século XIX”, destaca.
De acordo com a presidenta do Banco, é necessário que exista um processo de reflexão permanente de toda a sociedade sobre o tema, para que não se reduza o debate sobre potenciais boas práticas que podem ser construídas de forma articulada com diálogo aberto para construção conjunta entre movimentos negros e demais instituições públicas e privadas. “As sequelas da escravatura convocam todos os atores sociais contemporâneos a agir para a promoção da igualdade étnico-racial, a contribuir por meio de ações concretas, como as que o Banco já desenvolve de modo pioneiro, voluntário e destacado. O Banco do Brasil fez, faz a fará muito pela diversidade e desenvolvimento social e econômico em nossa sociedade. Para nós, Raça é prioridade, sim!”, enfatiza Tarciana.
O Banco tem trabalhado em parceria com diversas instituições representativas do povo negro na sociedade brasileira, em especial com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), na busca de diálogos do BB com movimentos negros, associações populares para promover ações em torno do tema. Além disso, um grupo auto-organizado de funcionários e funcionárias negros e negras do BB também têm contribuído nesses debates no Banco para a evolução em ações para a promoção inclusão racial e do combate ao racismo estrutural no país.
Confira as principais novidades em destaque neste novo conjunto de ações:
FOMENTO AO MERCADO DE TRABALHO PARA O POVO NEGRO
BB incluiu cláusula de fomento à diversidade em contratos com fornecedores, a partir de agora – a política específica de relacionamento com fornecedores do Banco do Brasil visa promover a equidade, a diversidade, a ética e a integridade nas contratações e nas parcerias com os prestadores de serviços. Essa política orienta as práticas de gestão de fornecedores, desde a seleção até o acompanhamento e a avaliação do desempenho, buscando garantir a qualidade, a transparência, a responsabilidade socioambiental e o alinhamento aos valores e aos objetivos estratégicos do Banco. Na prática, as novas licitações do BB terão cláusula de diversidade. Por exemplo, como piloto, em outubro deste ano, o Banco já realizou a Publicação da Primeira Licitação Eletrônica contendo Cláusula de Diversidade, com disposição específica que busca fomentar, junto aos fornecedores, a criação de políticas internas de Diversidade, Equidade e Inclusão – DE&I. Essa iniciativa pioneira tem o intuito de fomentar a diversidade em quadros de funcionários dessas empresas, em uma ação afirmativa com potencial de alcance de geração de milhares de empregos pelo Brasil.
Banco do Brasil fará parceria para encaminhar jovens egressos de seu programa Menor Aprendiz do BB para o mercado de trabalho a partir do conhecimento e experiência adquiridos por esses jovens, incluindo aí destreza digital. A ação aprovada pelo Banco já está em negociações com entidade externa ao BB. Pelo Programa Menor Aprendiz do Banco do Brasil, desde a sua criação em 2001, já passaram quase 20 mil jovens pretos e pardos. Atualmente, dos mais de 2,2 mil jovens estão no programa, sendo mais de 1,5 mil pretos e pardos, ou seja, 66% desses jovens.
BB prepara Workshop sobre a promoção da diversidade, equidade e inclusão com estatais e fornecedores – objetivo é sensibilizar diversos parceiros da empresa sobre o tema de forma alinhada ao planejamento das agendas ASG e Diversidade do Banco, compartilhando compromissos firmados pelo BB com o Pacto Global da ONU e estimular a criação de comitês de ética e diversidade nas empresas fornecedoras. O BB considera que esta ação é uma oportunidade de trocar experiências, boas práticas e desafios relacionados à promoção de uma cultura inclusiva e respeitosa, além de fomentar o mercado de trabalho para pessoas pretas e pardas.
ATUAÇÃO SOCIAL MUITO ANTES DO SURGIMENTO DO TERMO ASG
Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social teve suas inscrições prorrogadas para até o dia 15 de dezembro – ao todo, serão distribuídos R$ 6 milhões às melhores iniciativas apresentadas pelas instituições sem fins lucrativos que desenvolvem Tecnologias Sociais que visam o desenvolvimento sustentável. Como destaque, nesta edição, o prêmio contará com três tipos de bonificações nas pontuações dos projetos: Igualdade de Gênero, Igualdade Racial e Povos Tradicionais. Todos os detalhes estão disponíveis em https://www.bb.com.br/site/tecnologiasocial/. O prêmio é considerado um dos principais reconhecimentos do terceiro setor no país, sendo que podem concorrer entidades como instituições de ensino e de pesquisa, fundações, cooperativas, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais de direito público ou privado legalmente constituídos no Brasil.
Criação do Edital de Empoderamento Socioeconômico de Mulheres Negras – trata-se de mais uma ação concreta a favor da diversidade, fruto de protocolo assinado em julho deste ano entre o BB e o Ministério da Igualdade Racial. A criação do Edital é voltada às mulheres negras, que são as mais impactadas por processos de exclusão estrutural. Ele apoia o fortalecimento institucional das organizações sociais e empreendimentos econômicos solidários urbanos e rurais de mulheres negras. Terá o lançamento ainda neste mês de novembro, com previsão para seleção das propostas até o final de fevereiro do próximo ano.
O BB, via Fundação BB, também vai retomar o “Projeto Memória: Lélia Gonzalez”, em ação que vai promover estratégias de reflexão e conscientização sobre a estrutura e o funcionamento do racismo e sexismo na sociedade, estimulando estudantes, professores, gestores das áreas de educação e cultura, e formadores de opinião. A revitalização do Projeto Memória Lélia Gonzalez, originalmente lançado em 2013, vai destacar e valorizar a trajetória da homenageada e seu legado nos campos da história, cultura, ativismo e consciência social. A perspectiva é que a exposição consiga abranger cerca de 14 mil estudantes de escolas públicas em capitais de todas as regiões do país com duração de dois anos.
Além destes, existem outros projetos conduzidos pela Fundação Banco do Brasil, o coração social do BB. Todos podem ser acompanhados em https://fbb.org.br/
BB investirá em pesquisas aplicadas à temática racial e que apresentem mecanismos de aceleração de representatividade e combate à discriminação no Brasil – parceria entre o BB, via Fundação BB, e a Faculdade Zumbi dos Palmares e outros parceiros estratégicos, em que serão estruturados projetos que contemplem pesquisas para universidades, faculdades e institutos sem fins lucrativos, aplicados a temática racial e mecanismos de revisão histórica, aceleração da representatividade e combate à discriminação no Brasil, para 2024.
PROGRAMA DE ACELERAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS
O Programa inédito de Aceleração “Raça é Prioridade” vai selecionar e desenvolver a carreira funcionários pretos e pardos do BB. O programa vai identificar até 150 pessoas negras com potencial para atuar como líderes na empresa e que atualmente ocupam outras funções. Ele vai abranger o desenvolvimento e a aceleração de carreira, com possibilidade de qualificação e priorização para nomeações como gerente executivo, superintendente estadual e outros cargos gerenciais em Unidades Estratégicas e Táticas do Banco.
O Banco do Brasil também lança o Programa Mentoria Liderança Negra, para atuais líderes negros do Banco do Brasil com objetivo de aperfeiçoamento de competências de liderança, discussão de vieses, ampliação de repertório sobre raça e desenvolvimento de carreira. 300 profissionais do BB serão incluídos no programa, ainda em 2023.
Essas medida permitem ao Banco avançar no compromisso “Raça é Prioridade”, assumido no Pacto Global da ONU e que também faz parte dos 12 Compromissos 2030 para um Mundo + Sustentável. O BB já possuía uma meta de chegar a 23% de pretos, pardos e indígenas em cargos de gestão até 2025. Essa meta foi antecipadamente atingida e, neste segundo semestre, o BB reviu este objetivo, com o novo compromisso público anunciado de ter 30% de pessoas pretas, pardas e indígenas em cargos de liderança até 2025.
Em outra frente, o BB e o Ministério da Igualdade Racial capacitarão 150 funcionários e funcionárias pelo Certificado em Estudos Afro-Latino-Americanos realizado pelo Alari/Harvard, um curso de desenvolvimento profissional, com duração de 6 meses, dedicado ao estudo das experiências, histórias, contribuições e desafios da população afrodescendente na América Latina, desde a época colonial até o presente.
BB APOIA E PROMOVE EVENTOS E AÇÕES SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA
O BB anuncia o apoio e participação do Banco do Brasil na realização do próximo “MBM Inovahack”, a ser realizado em dezembro de 2023. A iniciativa, idealizada pelo Movimento Black Money (MBM), é um hackathon que tem como objetivo promover a inclusão financeira e econômica da população negra por meio do desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras. O evento busca estimular a criatividade de profissionais negros e fomentar o compartilhamento de conhecimentos sobre negócios e novas tecnologias.
O Banco do Brasil também apoia o Festival de Gastronomia Preta, uma feira de gastronomia com profissionais negros com objetivo de mostrar que existem profissionais sofisticados na área e tornar o trabalho deles conhecido ao público. Voltado para profissionais pretos, pardos ou indígenas que empreendem no setor de Alimentos, o evento irá acontecer de 25 a 27 de novembro no CCBB Rio de Janeiro.
Demais ações mercadológicas e de assessoramento do Banco voltadas para o empreendedorismo negro podem ser consultadas pelos clientes na plataforma Painel PJ e também pela plataforma Mulheres no Topo com apoio a crédito, investimentos e capacitação, além de demais ações.
BB APOIA A CULTURA HÁ MAIS DE 30 ANOS E TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA NOS CCBB em SP, RJ, BH e DF
O Banco do Brasil atua no fomento à cultura tendo, como um dos eixos curatoriais, a avaliação de projetos que reafirmem nossas origens e ancestralidade, narrativas regionais e o pensamento decolonial. Além disso, o Banco apoia projetos que valorizem a inclusão e a acessibilidade e que ofereçam caminhos para compreender a construção contemporânea de identidades. O mais recente edital de cultura, lançado em janeiro e com resultado divulgado em meados deste ano, ressalta essa participação efetiva do BB no setor cultura, com destino de aproximadamente R$ 150 milhões para realização dos projetos culturais. Do montante, o Conglomerado Banco do Brasil poderá valer-se, no todo ou em parte, dos benefícios fiscais da Lei Rouanet, contando com a parceria do Ministério da Cultura, que viabilizará o trâmite dos projetos na plataforma de gestão da Lei. O Banco poderá valer-se também de legislações estaduais/distritais e municipais de incentivo à cultura.
A programação cultural do CCBB amplia a conexão dos brasileiros com a cultura e permite que a marca BB fique ainda mais próxima das pessoas. O BB tem a consciência de que o apoio à cultura contribui para consolidar seu poder de transformação das pessoas, levando conhecimento sobre a história e reflexões da contemporaneidade para os mais diversos públicos, já que os CCBBs figuram entre os museus mais visitados do mundo, além de possuir um acervo histórico disponível para pesquisa por toda a sociedade.
A cada espetáculo de teatro, a cada exposição, a cada visita mediada pelo nosso programa educativo, permitimos que a arte toque o indivíduo e impacte o coletivo. É a cultura que nos faz olhar para o passado e, ao mesmo tempo, pensar no futuro. Toda a programação dos Centros Culturais do Banco do Brasil no RJ, SP, MG e DF podem ser conferidas em bb.com.br/cultura.
COMPROMISSOS PÚBLICOS E METAS CONCRETAS
O BB fez, faz e seguirá fazendo muito pela diversidade. Por isso, o Banco também criou uma página, em www.bb.com.br/diversidade, na qual será possível, até o final do mês, já ir acompanhando todas as medidas anunciadas no passado, agora e no futuro pelo BB.