A BB Asset, gestora de fundos de investimentos do Banco do Brasil, anunciou a sua primeira parceria comercial com uma gestora de fundos independente, a Occam, com foco em crédito privado. Esse mercado anda amadurecendo no Brasil, ainda mais após a alta da Selic, que aumentou a atratividade desses títulos.
A sinergia é uma medida em direção à modernização da BB Asset, a maior empresa do ramo do país, com R$ 1,5 trilhão sob gestão. A casa é conhecida pelo seu tamanho, mas também por ser mais devagar no processo de sofisticação dos produtos.
As gestoras manterão a gestão de fundos segregada, mas planejam explorar sinergias entre as equipes. Serão criados produtos exclusivos para clientes da BB Asset e outros abertos a diferentes públicos.
A BB Asset afirma que o seu objetivo é expandir a sua atuação em fundos com estratégias mais sofisticadas e suprir a crescente demanda de seus clientes por diversificação.
“Estamos atentos à concorrência e desejamos manter nossa liderança, diversificar nossas receitas e oferecer as melhores opções de investimentos para nossos clientes”, afirma Aroldo Medeiros, diretor-presidente da BB Asset.
Além disso, a empresa disse que estava estruturando áreas para analisar e colocar para dentro das carteiras ativos cada vez mais sofisticados, entre elas, uma mesa de análise e operações de renda fixa ativa, com o objetivo de comprar títulos com retornos acima do CDI.
A Occam possui R$ 10 bilhões em ativos sob gestão e é uma gestora de fundos multimercados, ações, previdência e crédito. A Nova Occam, braço da Occam dedicado a crédito, possui uma equipe com 25 anos de experiência nesse mercado.