Boa tarde! Hoje é quinta, 10 de outubro de 2024

(11) 3104-4441

BB, Embrapa e CCGL assinam acordo de cooperação pela sustentabilidade

Publicado em: 10/01/2024

O Banco do Brasil, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) firmaram acordo de cooperação no dia 19 de dezembro, para fomentar o desenvolvimento e a adoção das boas práticas de manejo em produção de grãos, de forma a incentivar a sustentabilidade e a beneficiar agricultores familiares.

Pelos termos do acordo, haverá disseminação de conhecimentos e assistência técnica estruturados e a viabilização de estratégias para recuperação de áreas degradadas, buscando melhoria da qualidade física, química e biológica dos solos e redução dos riscos na atividade dos produtores rurais. Além disso, a cooperação também prevê soluções financeiras e de crédito para a implementação dos projetos de investimento associados a essas iniciativas.

Todas essas medidas estão alinhadas com o recente programa do Governo Federal de conversão de áreas degradadas para sistemas de produção agropecuárias e florestais sustentáveis, contribuindo para o aumento da produção, a segurança alimentar, a preservação do meio ambiente, e a resiliência climática, entre outros benefícios para o país.

A cerimônia de assinatura foi realizada no evento Embrapa 50 anos: Ciência e Governo unidos pela sustentabilidade e inclusão produtiva no campo, que reuniu na sede da Embrapa, em Brasília, autoridades do Governo Federal e a diretora-presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, além de dirigentes de organizações do setor agropecuário.

O Banco do Brasil foi representado por Luiz Gustavo Braz Lage, vice-presidente de Agronegócios e Agricultura Familiar, para quem “a parceria reforça o protagonismo histórico do BB e da Embrapa em atuações conjuntas na viabilização de soluções inovadoras para a inclusão produtiva e a sustentabilidade na agropecuária do Brasil.”

Para Silvia Massruhá, “o acordo de cooperação formalizado para recuperar áreas degradadas com produção sustentável de alimento é o início de um grande movimento nacional para expandir a produção agropecuária sem a derrubada da floresta nativa”.

“O estímulo à agricultura familiar é uma das prioridades de nossa gestão. A parceria com a Embrapa é mais uma demonstração desse compromisso”, afirma a presidenta do BB, Tarciana Medeiros. “Ao apoiar os agricultores familiares, que em sua maioria são pessoas pretas ou pardas, que produzem os alimentos que estão nas mesas das pessoas todos os dias, contribuímos diretamente para melhorar a segurança alimentar da nossa população”, acrescenta.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, celebrou a assinatura do acordo. “É importante que a tecnologia avançada chegue aos produtores rurais, através de um ambiente de assistência técnica e extensão rural, e os novos convênios assinados veem com esse grande desafio”, disse.

Fonte: Banco do Brasil

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.