Boa tarde! Hoje é domingo, 26 de maio de 2024

(11) 3104-4441

BB faz nova captação internacional para atividades verdes e sociais

Publicado em: 21/03/2024

O Banco do Brasil concluiu a emissão de um Sustainability Bond no mercado internacional de dívida. Com valor de US$ 750 milhões, a captação visa o fomento de projetos sociais e verdes com impacto positivo: o BB direcionará recursos para fomentar o uso de energia renovável, em especial projetos de energia solar para o público varejo. O objetivo também é gerar crédito para pequenas e médias empresas dirigidas por mulheres. O papel tem vencimento em sete anos, com cupom de 6% ao ano e um retorno ao investidor de 6,30% ao ano.

O preço indicativo inicial foi de 6,75% ao ano. No entanto, a demanda pelo papel foi um fator de destaque. As propostas de compra alcançaram cerca de cinco vezes a mais do que o Banco esperava, o que permitiu a emissão do papel com um preço menor.

Segundo o vice-presidente de gestão financeira e RI, Geovanne Tobias, o BB está colhendo os frutos da sua credibilidade junto ao mercado. “A reputação do BB foi construída com resultados sólidos e sustentáveis ao longo dos anos. Recentemente, divulgamos o maior resultado da história do banco, um lucro de mais de R$ 35 bilhões, em 2023. E as expectativas para 2024 são as melhores. O BB mostra que é possível conciliar retorno financeiro com geração de valor para a sociedade e responsabilidade social e ambiental”, destaca.

Sustainability bond

O sustainability bond é um instrumento financeiro que fomenta atividades econômicas sustentáveis, de escopo amplo, por combinar os ângulos social e ambiental. O sustainability bond foi emitido de acordo com o Framework de Finanças Sustentáveis do Banco do Brasil, que acaba de passar por um processo de validação externa pela Morningstar Sustainalytics, uma das líderes globais em pesquisa e dados ASG. Essa opinião de segunda parte atesta a aderência do framework a padrões relevantes de mercado.

O framework busca viabilizar captações vinculadas ao uso de recursos em empréstimos verdes, sociais ou sustentáveis. Para José Ricardo Sasseron, vice-presidente de negócios governo e sustentabilidade empresarial do Banco do Brasil, “a operação demonstra o protagonismo do BB no tema ASG, realizando uma captação sustentável que promoverá a diversidade, com os recursos sendo aplicados no desenvolvimento das pequenas empresas do país, especialmente as lideradas por mulheres. Com isso, ainda reforçamos que a sustentabilidade está incorporada em nossa estratégia”, finaliza.

Fonte: Banco do Brasil

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.