O Banco do Brasil anunciou no dia 30 de agosto, durante a 46ª edição da Expointer, a parceria com a agtech iRancho, por meio do Programa de Venture Capital do BB (BB Ventures). A parceria com o Banco do Brasil se deu no contexto do Programa de Corporate Venture Capital do BB. Nesta rodada, foram captados R$ 7,2 milhões com o fundo gerido pela MSW Capital.
A solução tem potencial de auxiliar os pecuaristas na gestão dos seus empreendimentos, bem como no processo de tomada de decisões, contribuindo para a melhoria da gestão pecuária com melhor controle de insumos e redução de custos. Além disso, a solução proporciona um melhor manejo do rebanho e maximiza o bem-estar animal, que reflete no ganho de peso rápido e aumento da produtividade.
Outra solução desenvolvida pela startup é o SafeBeef®, uma plataforma que reúne dados de rastreabilidade animal desde o nascimento até o abate e ficam disponíveis para o consumidor final.
O sistema realiza a “rastreabilidade por consequência” com o uso de tecnologia blockchain que, de acordo com Thiago Parente, CEO da iRancho, trata-se de “uma base de dados de rastreabilidade bovina voluntária, gratuita, inviolável e confiável, que é abastecida automaticamente conforme o pecuarista vai utilizando a plataforma de gestão iRancho.
O vice-presidente de agronegócios, Luiz Gustavo Braz Lage, destaca a que o Banco continua sendo o maior parceiro da agricultura e pecuária brasileiros.“O BB promove soluções na cadeia do agronegócio, contribuindo com a geração de valor e otimização do processo produtivo, com a adoção de práticas ESG, que possibilitem a transformação no campo por meio da tecnologia”.
Para a vice-presidenta de Negócios Digitais e Tecnologia, Marisa Reghini, “investir em inovação aberta e em novas tecnologias para o segmento agro, permite ao Banco reforçar seu protagonismo, presença e relevância para este setor, e também ofertar aos nossos clientes soluções de vanguarda como a plataforma de gestão iRancho e o SafeBeef®.”
A iRancho
A startup, a partir de uma demanda dos pecuaristas por softwares amigáveis e com funcionalidades off line, desenvolveu seu ERP (plataforma de gestão) com o mesmo nome – iRancho.
Com ele é possível coletar e integrar dados de manejo do próprio curral utilizando-se apenas um notebook ou o App do Peão em dispositivos móveis, sem a necessidade de sinal de internet. Esses dados são sincronizados e enviados para a nuvem, assim que o pecuarista estiver com acesso à internet.
De acordo com Parente, a assinatura da plataforma iRancho possui um custo-benefício atraente. “Com a iRancho o pecuarista faz o controle do gado, gerencia a fazenda e torna o seu negócio mais rentável. É tudo muito simples e intuitivo, sem deixar de lado a eficiência na pecuária de corte.”
Assinar a iRancho é simples, basta o pecuarista selecionar o plano mais adequado em função do número de animais monitorados. Já a adesão ao SafeBeef é voluntária e gratuita. Disponível em https://broto.com.br/catalogsearch/result/?q=irancho.
Ainda durante a Expointer a startup e o Banco ofereceram aos clientes ações promocionais em conjunto com a BB Seguros como: 30% de desconto na assinatura da iRancho para novos segurados de seguro pecuário; já o cartão Ourocard está com a Campanha Ouro Agro BB em que os participantes podem ganhar prêmios, incluindo um ano de assinatura da solução.