O Banco do Brasil firmou parceria com as Govtechs Aprova, Lemobs e Gove, empresas focadas em tecnologia e soluções ágeis, com o objetivo de gerar alternativas inteligentes e sustentáveis para a gestão pública e auxiliar na economia de recursos para estados e municípios.
Além de inovação, redução de desperdício e custos, as parcerias com as Govtechs visam o aumento da eficiência na prestação de serviços e consequente melhoria da experiência do cliente (governo e cidadão) e estão alinhadas com iniciativas governamentais, como a Estratégia de Governo Digital e o Sprint da Alimentação Escolar.
Para José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Negócios Governo e Sustentabilidade Empresarial do BB, “os resultados dessas parcerias nos enchem de orgulho e provam a importância do Banco do Brasil como provedor de soluções inovadoras, que viabilizam as políticas públicas do nosso país, ao mesmo tempo que ratificam nosso compromisso e cuidado com as pessoas e o meio ambiente”.
Conheça as soluções geradas por essas novas parcerias:
BB Governo Digital
Por meio da parceria com a Aprova, Govtech investida pelo BB Ventures, programa de Corporate Venture Capital do Banco, foi lançada a BB Governo Digital, plataforma voltada à digitização de fluxos e processos públicos, desde os processos administrativos internos (como ofícios e criação de editais) até o atendimento ao cidadão, permitindo que serviços como a emissão de licenças, alvarás e guias de tributos e outros serviços administrativos sejam realizados de forma 100% digital, com segurança, agilidade e transparência.
O processo se dá por meio de formulários inteligentes, que fazem cálculos, apontam erros e distribuem os processos para as repartições e equipes responsáveis nos órgãos públicos, o que gera um aumento da eficiência dos serviços, modernização do atendimento, economia de tempo e recursos aos governos e cidadãos.
Como resultado, processos mais céleres, menos papel, mais economia e segurança para o setor público, com conformidade legal, proteção na nuvem e resultados diretos na arrecadação (cerca de 2%), preservação de árvores, horas de trabalho e corte de custos do físico para o digital, que podem ser simulados na página da solução: BB Governo Digital.
BB Alimentação Escolar
Já a parceria do Banco com a Lemobs – Govtech constituída e gerida por mestres e doutores da UFRJ – deu origem à BB Alimentação Escolar, que visa combater o desperdício de alimentos e recursos, melhorando a gestão de estoques, fichas de preparo e cardápios da alimentação escolar, priorizando a agricultura familiar e reduzindo, ainda, a emissão de gás carbônico na atmosfera.
O negócio passou por uma prova de conceito (teste) no ano passado, envolvendo quatro escolas da rede pública de Rio Brilhante (MS) e já beneficia mais de 2.400 estudantes com a replicação dos conhecimentos gerados a nutricionistas, merendeiras e alunos. Com apoio da inteligência artificial, a solução otimiza cardápios, reduz desperdícios e melhora a saúde nutricional dos alunos. O sistema automatiza o cálculo de listas de alimentos com base em cardápios, faixa etária e número de alunos, além de oferecer funcionalidades como gestão de estoque, aprovação de pedidos e diagnóstico nutricional.
O projeto conseguiu reduzir 82% do desperdício de alimentos, o equivalente a 7 toneladas por ano, com uma economia gerada de R$ 200 mil para o município. Além disso, a diminuição do desperdício de alimentos contribuiu para a redução de 10 toneladas de carbono, reforçando o potencial de impacto ambiental e social da iniciativa.
BB Gov 360
Por meio da parceria com a Gove, empresa também investida pelo BB Ventures, foi lançada a BB Gov 360, uma solução que oferta a integração de dados internos e externos da administração pública, o enriquecimento cadastral e a comunicação multicanal com os contribuintes. Na prática, com a utilização de dados internos e externos à administração, as bases cadastrais do ente público são enriquecidas com informações como e-mail, telefone, CPF e endereço dos seus contribuintes. Ato contínuo, o serviço de mensageria (envio de SMS, WhatsApp ou E-mail) pode ser ativado para que eles possam receber lembretes e informações sobre a situação tributária de seu CPF (como débitos a vencer e vencidos), bem como o QR Code Pix para regularização. Trata-se de um CRM do Setor Público, que conta ainda com diversas outras funções e tem selo azul de verificação e API oficial Meta.
Os impactos da solução na arrecadação dos entes públicos é expressiva e pode ser simulada no site BB Gov 360. Em Araguari (MG), onde a solução foi testada, 70% dos cadastros não passíveis de cobrança do IPTU passaram a ser cobráveis e mais de 50% dos cadastros totais foram regularizados e enriquecidos.
Essas três soluções reforçam o compromisso do Banco do Brasil com a modernização do setor público, com a oferta de tecnologias que geram impactos positivos na vida dos cidadãos e impulsionam o desenvolvimento local, fortalecendo a gestão pública e viabilizando políticas mais eficientes e sustentáveis.
Para saber mais, acesse a página das soluções em https://www.bb.com.br/site/setor-publico/solucoes-inteligentes/.
