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BB lança campanha que marca o Dia Nacional e Semana Internacional dos Surdos

Publicado em: 26/09/2022

Setembro é um mês importante para a comunidade de pessoas surdas no Brasil. E o BB, em campanha assinada pela Lew’Lara\TBWA e consultoria especializada da Turma do Jiló, se engaja nas celebrações do dia nacional (26/9) e semana Internacional dos surdos (20 a 26/9), dando visibilidade ao tema. O filme da nova campanha é composto 100% por pessoas surdas e estreou no dia 21.

De acordo com dados do último censo do IBGE, mais de 10 milhões de pessoas são surdas no Brasil. “É um público que costuma ser coadjuvante nas comunicações institucionais das marcas e a nova campanha do BB os traz como protagonistas que são. Normalmente, eles precisam ficar olhando um quadradinho na tela para acompanhar as interpretações em libras. Agora, somos nós que precisamos ler a legenda. A campanha traz essa experiência, em um exercício de empatia bem interessante”, afirma Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do Banco do Brasil.

O filme destaca que, assim como todo mundo, essas pessoas possuem um filme favorito, trabalham, ganham dinheiro e precisam de um banco, daqueles para tudo que você imaginar. “E é pensando nisso que o BB aproveita este importante período de celebrações das conquistas da comunidade de pessoas surdas, para comunicar seu amplo atendimento em libras como forma de estar sempre próximo e relevante para os clientes em todos os momentos de suas vidas”, ressalta Paula.

Toda a comunicação, que contou com consultoria e orientação técnica da Turma do Jiló – organização da sociedade civil que é um ecossistema de ações inclusivas voltadas a pessoas com deficiência, tem suas práticas reconhecidas pelo pacto Global da ONU no Brasil e é uma finalista do Prêmio Empreendedor Social do ano de 2022 na categoria Direitos Humanos – foi feita em cocriação com os atores, surdos, para que pudesse retratar genuinamente a comunidade. A produção retrata a língua de sinais como uma expressão artística, por sua característica predominantemente visual e espacial, simbolizada na campanha pela dança. Os bailarinos são surdos, ou possuem alguma deficiência auditiva, e o balé é sincronizado, e esteticamente pensado com música produzida, para que possam sentir a vibração e dançar.

“Nossa profissão ganha mais sentido quando consegue mexer de verdade com a sociedade, mudando hábitos e apontando novos caminhos. Esse projeto do Banco do Brasil faz isso. Um serviço pioneiro que a gente comunica de uma forma inovadora, artística, fazendo uma relação delicada da dança com a língua de sinais. E que mostra a força e importância dessas pessoas em nossa sociedade ao mesmo tempo em que as incluímos ainda mais na nossa indústria”, comenta Rodrigo Tortima, diretor executivo de criação da Lew’Lara\TBWA

Fonte: Banco do Brasil

 

 

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