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BB Seguridade busca parcerias para “navegar em mar aberto”

Publicado em: 25/08/2022

A BB Seguridade, holding dos negócios de seguros do Banco do Brasil, tem pressa para navegar por águas ainda inexploradas. A companhia, que historicamente é conhecida por vender seguros apenas para clientes do BB, corre para atingir também o público que está fora do banco, por meio de parcerias com outras instituições financeiras.

É o que mercado chama de “navegar em mar aberto”, um jargão usado por empresários e empreendedores para exaltar a liberdade para “pescar” novos clientes sem se restringir a um ambiente específico.

Não que o BB, um dos maiores bancos do país, já não seja um baita oceano. Mas a holding entendeu que, se quiser crescer mais, terá de ir além. Ou, como diz o poeta português Fernando Pessoa: navegar é preciso.

Até meados do ano passado, a quantidade de seguros que a BB Seguridade vendia fora do banco não chegava a 1% do total. Hoje, após 15 parcerias fechadas com outras instituições, as vendas por esse tipo de canal já alcançam a fatia de 5%.

“E nós estamos colocando zero de investimento no ‘fronte’ nessas parcerias. Eu brinco até que são parcerias no amor”, afirma o CEO da BB Seguridade, Ullisses Assis, em entrevista à Agência TradeMap. Segundo ele, há mais dez parcerias em negociação.

Entre os parceiros já fechados, estão o Banco Original, do grupo J&F, da família Batista, que vende produtos de previdência e capitalização da BB Seguridade, e o Modal, comprado pela XP, que comercializa produtos de previdência.

Assis, porém, ressalta que o Banco do Brasil sempre foi, é e continuará sendo o principal canal de vendas para a BB Seguridade. “Mas não podemos nos dar o luxo de não crescer em mar aberto”, diz.

Segundo o CEO, as parcerias têm sido feitas tanto para vender em canais físicos quanto digitais, com instituições que querem comercializar seguros com as marcas da BB Seguridade e também com as que preferem o modelo “white label”, em que a companhia fornece o produto, mas a marca é a do parceiro.

“Estamos abertos a qualquer tipo de parceria. É melhor ganhar menos de alguma coisa do que muito de nada”, ressalta o executivo.

Por enquanto, a maior parte das parcerias tem se concentrado em seguros agrícolas. No primeiro semestre, a BB Seguridade vendeu R$ 347 milhões em seguros por meio de parcerias, dos quais R$ 299 milhões no segmento rural, um dos fortes da companhia.

Dá para crescer?

O esforço da BB Seguridade para mostrar que é capaz de crescer tem como pano de fundo o fato de que a empresa é vista por investidores e analistas como um negócio já consolidado, sem tanto espaço para expansão.

É o que mercado chama de empresa “de valor”. Não quer dizer que esse tipo de companhia não seja um bom investimento. Embora o potencial de crescimento seja menor, a empresa também embute um risco menor, por já ter se provado no mercado.

Uma das forças da BB Seguridade está na capacidade de crescer tanto em cenário de avanço econômico quanto em contextos de crise, que geralmente incluem juros altos.

Se a economia está aquecida, a empresa vende mais seguros. Já se os juros estão altos, a companhia ganha com as aplicações em renda fixa que realiza com o dinheiro que recebido dos clientes.

No segundo trimestre deste ano, por exemplo, a empresa teve lucro líquido de R$ 1,4 bilhão, crescimento de 86,6% em relação a igual período de 2021, em um cenário em que a Selic chegou a 13,25% ao fim de junho, no maior nível desde 2017.

Só o resultado financeiro (indicador que inclui os ganhos da empresa com os juros) ficou positivo em R$ 166 milhões no intervalo de abril a junho, revertendo resultado negativo de igual período do ano passado, de R$ 102 milhões, quando a Selic estava em 3,5%.

Fonte: Trademap

 

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