Boa tarde! Hoje é sexta, 25 de julho de 2025

(11) 3104-4441

Com foco em geração de valor, Banco do Brasil indica cinco novos líderes em empresas do conglomerado

Publicado em: 23/07/2025

No dia 18 de julho, o Banco do Brasil comunicou a indicação de cinco profissionais de carreira para comandar empresas de seu conglomerado. As mudanças foram promovidas pela gestão do BB, buscando eficiência, inovação e geração de valor, na BB Asset, BB Seguridade, Brasilseg (que faz parte do grupo BB Seguridade), BB Américas e BBTS. Cabe destacar que o processo de elegibilidade se encontra em trâmite nas instâncias competentes de governança para posterior eleição e nomeação em cada empresa ligada ao BB.

“O Banco do Brasil, ciente dos desafios impostos pelo mercado e comprometido com suas responsabilidades estratégicas, atua de forma diligente na identificação e valorização das competências técnicas e gerenciais dos executivos que lideram as empresas do conglomerado. Nosso foco está em alinhar perfis de liderança às exigências de cada negócio, considerando critérios técnicos, experiência de carreira e aderência às diretrizes corporativas”, disse Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil. “Esses profissionais desempenharão papel fundamental na geração de resultados para o Banco do Brasil, especialmente em um ambiente altamente competitivo e em constante transformação. Trabalhamos continuamente para garantir que os melhores talentos estejam posicionados nas funções estratégicas, promovendo eficiência, inovação e geração de valor para o BB e seus acionistas”, complementa Tarciana.

Confira os nomes e suas experiências profissionais no conglomerado BB:

DELANO VALENTIM ANDRADE
Indicado pelo BB para ocupar o cargo de diretor-presidente da BB Seguridade, Delano ocupava o cargo de presidente no BB Américas desde 2023. É funcionário do BB desde junho de 1985. Exerceu os cargos de Diretor Vice-presidente no Banco Patagonia entre os anos de 2019 e 2023, foi diretor de Marketing e Comunicação no Banco do Brasil, onde também atuou como executivo. Também foi executivo na área de gestão de relacionamento com clientes Pessoa Física e na área de Negócios de Governo, em seu primeiro cargo executivo em 2009. É graduado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior, possui MBA em Liderança Estratégica e Especialização em Gestão de Projetos.

MARIO MATSUMOTO FUJII
Foi indicado para presidir o BB Americas. Ocupa o cargo de gerente geral do Banco do Brasil em Nova York e Miami desde 2022, responsável pela América do Norte. Ele ingressou na empresa em 1998, começando sua carreira no varejo bancário e progredindo para o varejo de alta renda, Banco de Investimentos, Governança Corporativa de empresas ligadas ao BB e na área de fusões e aquisições. Mario Fujii possui graduação em Economia pela PUC-SP, MBA em Finanças pela FGV-SP, MBA Executivo pela Ibmec-DF, e completou o Programa de Desenvolvimento Executivo na Wharton School da UPENN. Ele também possui uma Certificação como Membro de Conselho pelo IBGC. Atualmente, ele atua como Presidente do Conselho de Administração da Banco do Brasil Cayman Islands Holding e BB USA Holding, e é membro do Conselho diretor da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos em Nova York.

MARCELO AUGUSTO DUTRA LABUTO
Com 33 anos de experiência profissional, depois de um período no mercado, Labuto retorna ao conglomerado BB para presidir a Brasilseg, que faz parte da holding BB Seguridade. Ele, que chegou a presidir o Banco do Brasil no final de 2018 e traz consigo a experiência nos seguintes cargos: no BB, já foi diretor de Governança de Entidades Ligadas, de Empréstimos e Financiamentos, além de dirigir a área de Seguros, Previdência e Capitalização. Foi vice-presidente de Negócios de Varejo no BB e CEO no BB, além de já ter atuado como diretor-presidente da BB Seguridade . No mercado, já foi diretor executivo de Varejo no Santander, CEO do Grupo Pernambucanas e CEO na Pefisa. Além disso, teve diversas participações em conselhos de administração em empresas do segmento financeiro, seguridade, serviços e mineração. É formado em administração e finanças pela UFRJ.

GUSTAVO PACHECO LUSTOSA
Indicado para o cargo de presidente da BB Asset, ocupa o cargo de diretor-presidente na BBTS desde 2023. É funcionário do BB desde 1993. Exerceu os cargos de Diretor na BBTS, Gerente Executivo na BBTS, Gerente de Soluções no Projeto Banco Postal entre 2014 e 2015, além de ter passagem na Diretoria de Controladoria de 2008 a 2014. Graduado em Geologia, possui MBA em Administração Financeira, especialização em Negócios Internacionais e especialização em Consultoria Financeira e Mercado de Capitais.

PAULO ANDRE ROCHA ALVES
Indicado ao cargo de diretor-presidente da BBTS, Paulo André ocupa o cargo de gerente geral na Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil desde 2021. É funcionário do Banco do Brasil desde 2000. Exerceu os cargos de gerente executivo na Diretoria de Tecnologia desde 2017, além de outros cargos gerenciais na mesma área desde 2012. É graduado em Gestão em Tecnologia da Informação, possui MBA Executivo em Negócios e Competências Digitais.

Fonte: Banco do Brasil