Boa tarde! Hoje é quinta, 18 de julho de 2024

(11) 3104-4441

Confira o resultado da Seleção de Conselheiros 2024 da Previ

Publicado em: 11/07/2024

O final da temporada de Assembleias Ordinárias no mês de abril marca o encerramento de mais um processo de seleção e indicação de conselheiros. Apresentamos, a seguir, os principais números do certame.

A Previ formalizou, neste ano, 75 indicações aos cargos de conselheiro de administração e/ou fiscal nas empresas em que investe, obtendo êxito com a eleição em 70 (93,33%) assentos para os quais imputou concorrência.

A Seleção de Conselheiros 2024 contou com um total de 519 candidatos inscritos, dos quais 258 (49,71%) comprovaram todos os critérios mínimos e se classificaram no processo.
Perfil dos Candidatos Classificados

Mais da metade dos candidatos classificados no certame são associados à Previ (55,81%) e destes a grande maioria pertence ao público de aposentados (74,31%).

Com relação ao órgão pretendido, identificamos que a preferência era por vagas em Conselhos de Administração: 63,95% dos candidatos classificados registraram esta opção.

Com relação à formação acadêmica dos candidatos, observou-se que a grande maioria (88,76%) possui graduação completa em 5 grandes áreas: Administração, Contabilidade, Direito, Economia e Engenharia.

Com relação ao quesito “Pós-Graduação”, apenas 9,69% dos candidatos classificados sinalizaram não possuir nenhuma pós-graduação. Todos os demais comprovaram possuir pelo menos uma pós-graduação e uma parcela significativa apresentou comprovação de mestrado (30,62%).

Dos candidatos classificados, 44,57% comprovaram possuir ao menos duas certificações, dentre as aceitas no certame.

Quanto à faixa etária dos candidatos, identificamos uma concentração relevante na faixa entre 50 e 64 anos: 64,73% dos classificados se encontra nessa faixa etária. A idade média dos candidatos ficou em 56,9 anos.

Estratégia de Diversidade

Conforme divulgado em edital, para a Seleção 2024 implementamos uma estratégia de diversidade cujo objetivo era atingir o patamar de 40% dos candidatos classificados pertencentes a pelo menos um grupo historicamente sub-representado (mulheres, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e pessoas não brancas). O objetivo foi alcançado sem a necessidade de acionamento do mecanismo previsto em edital e 41,09% dos candidatos classificados eram sub-representados.

Do total de candidatos classificados, 21,32% eram mulheres, 3,88% eram LGBTQIAPN+, 1,55% eram pessoas com deficiência e 19,77% se autodeclararam pretos, pardos ou amarelos (nenhum candidato se autodeclarou indígena). A soma dos percentuais dos grupos é superior ao percentual de candidatos classificados sub-representados (41,09%) porque um mesmo candidato pode pertencer a mais de um grupo sub-representado (exemplo: mulheres negras ou pessoas LGBTQIAPN+ com deficiência).

O percentual de mulheres indicadas em 2024 foi o maior da série histórica, demonstrando o acerto das ações afirmativas voltadas para este grupo ao longo dos últimos anos.

Antes da Seleção 2024, o preenchimento do campo raça era opcional e muitos candidatos deixavam em branco, sendo classificados como não declarados. A partir da Seleção 2024, o preenchimento passou a ser obrigatório, mantendo a possibilidade de sinalizar a opção “não declarada”.

O sucesso da estratégia de diversidade pôde ser observado na etapa de indicação: 65,22% das indicações realizadas foram de candidatos pertencentes aos grupos sub-representados. Esta etapa também buscou contemplar membros com formação e experiências profissionais distintas, contribuindo para uma maior diversidade em todos os aspectos.

Como foi a participação da Previ nas Assembleias?

A Previ participou em 31 Assembleias Gerais Ordinárias durante a temporada de 2024 e formalizou 75 indicações, das quais 19 foram para assentos em Conselhos de Administração (25,33%) e 56 para assentos em Conselho Fiscal (74,67%). A expressiva maioria das indicações (69,33%) foi realizada na qualidade de acionista minoritário.

Perfil dos Candidatos Indicados

Seguem alguns gráficos que demonstram o perfil dos candidatos indicados na comparação com a base de candidatos inscritos e classificados no processo de seleção 2024:

Para a Previ, a Seleção de Conselheiros possui papel fundamental no atingimento dos objetivos estratégicos da Entidade por meio da construção de colegiados eficazes, diversos e comprometidos com os aspectos ASGI.

A relação completa de conselheiros eleitos com o apoio institucional da Previ está atualizada no site Previ > Investimentos da Previ > Governança de Investimentos > Conselheiros.

Fonte: Previ

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.