Boa tarde! Hoje é sexta, 03 de maio de 2024

(11) 3104-4441

Economista-chefe do BB estima melhor desempenho para os ativos brasileiros em 2024

Publicado em: 21/09/2023

Projeções foram divulgadas durante primeiro dia do evento “Cenário Macroeconômico: Perspectivas para investimentos em 2024”

A conjuntura atual sugere que os ativos de risco domésticos tendem a performar melhor no próximo ano, comparativamente ao comportamento observado neste ano e também em relação ao desempenho de ativos nos mercados emergentes. A avaliação foi feita por Marcelo Rebelo Lopes, Gerente Executivo de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil, durante o primeiro dia do evento “Cenário Macroeconômico: Perspectivas para investimentos em 2024”, promovido pela BB Previdência nesta terça-feira (19 de setembro), para discutir o futuro financeiro e as perspectivas para investimento em 2024.

Para Lopes, a redução na taxa básica de juros, a Selic, a inflação sob controle, desemprego em queda, e a aceleração da atividade econômica, entre outros indicadores, mostram um mercado doméstico saudável, favorecendo a expectativa de melhor performance dos ativos.

O economista do BB disse que o mercado deve ficar atento, entretanto, ao cenário internacional, com Estados Unidos e Europa ainda incertos em relação à estabilização das taxas de juros; e às questões fiscais brasileiras, acompanhando o desenrolar do arcabouço fiscal, que tem sido bem recebido pela maior parte dos investidores.

“As projeções para o Brasil são mais vantajosas, em 2024, com ambiente de maior crescimento, do que para o restante do mundo, que ainda enfrenta uma série de desafios, entre os quais, menor expansão econômica”, ressalta Lopes.

O Banco do Brasil projeta para o próximo ano crescimento de 1,5% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, ante expectativa de alta de 3%, em 2023. A Selic cai de 11,75% ao final de dezembro de 2023 para 8,5% no mesmo mês do ano que vem, com o Banco Central mantendo o ritmo de corte de 50 pontos-base nos próximos trimestres. O dólar passa de R$ 4,90 Para R$ 5,10, em 2024.

O IPCA, estima Lopes, cai de 5% no final deste ano para 3,9% em dezembro de 2024, com índice de desemprego partindo de 8,2% para 8,9%. A oferta de crédito total crescerá de 7,7% para 9,8%, na mesma base comparativa, prevê o Banco do Brasil.

Mediado por Edson Martinho Chini, diretor Financeiro e de Investimentos da BB Previdência, o evento gratuito e on-line prossegue a próxima quinta-feira, 21, com a palestra de Daniel Popovich, Gestor de Carteira na Franklin Templeton Investment Solutions no Brasil, e na sexta, 22, com a participação de Mateus de Melo Hachul, Especialista de Portfólio no Itaú Asset Management.

Sobre a BB Previdência

A BB Previdência tem o propósito de realizar o sonho das pessoas com planejamento financeiro para um futuro mais tranquilo. Ao longo dos últimos anos, a Entidade tem investido em um contínuo processo de transformação digital, cujo objetivo é inovar e fornecer serviços com ainda mais excelência.

Com 28 anos no mercado, a BB Previdência segue como uma das principais Entidades de previdência complementar do país. Com a criação do Plano BBPrev Brasil, a solução para estados e municípios instituírem o Regime de Previdência Complementar (RPC), a BB Previdência vivência forte expansão com ingresso de mais de 230 entes federativos, acompanhada de profunda transformação digital em sua operação para sustentar o crescimento exponencial, mantendo o cuidado e excelência nos serviços – valores inegociáveis para a entidade.

Fonte: BB Previdência

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.