Para atender às novas regras determinadas pela Receita Federal, a partir de março de 2023 (ano calendário 2023), o Economus deverá preencher campos adicionais com informações de dependentes dos assistidos para fins de declaração do Imposto de Renda.
O Economus disponibilizou no autoatendimento uma ferramenta para que os participantes assistidos (aposentados e pensionistas) atualizem as informações de seus dependentes de IR. A responsabilidade das informações e manutenção exigidas, assim como a sua veracidade, é do participante.
As informações serão disponibilizadas à Receita Federal através da EFD-REINF, possibilitando que o Economus aplique a dedução dos Dependentes de Imposto de Renda sobre os respectivos benefícios.
Em caso de ausência de atualização até 10/03/2023, os dados relativos aos seus Dependentes de Imposto de Renda não poderão ser utilizados para cálculo do Imposto de Renda e a dedução será suspensa até que a informação seja prestada. Entretanto, a dedução poderá ser considerada na declaração de ajuste anual pelo declarante.
Disponibilizamos abaixo o passo a passo para a atualização dos dados:
Acesse o autoatendimento do Economus clicando aqui.
Clique em Cadastro > Atualização de Dependentes de IR:
Informe o CPF, nome, data de nascimento e relação de dependência de cada dependente. Depois, clique em “adicionar”.
Em caso de cancelamento ou eventuais ajustes de dependentes já cadastrados, clique em “editar” e atualize as informações:
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Economus pelos canais do Fale Conosco.