No dia 26 de abril, o Economus, responsável pelo fundo de pensão e pelo plano de saúde dos funcionários da antiga Nossa Caixa (incorporada pelo Banco do Brasil), divulgou o Relatório Anual de Informações aos seus participantes e beneficiários.
De acordo com o relatório, no segmento de Previdência 2018 foi um ano de consolidação das medidas adotadas objetivando o equilíbrio dos planos, entre elas o plano de equacionamento do Plano Regulamento Geral (Grupo C), aprovado pela governança e pelo patrocinador do Economus.
Já na Saúde, a entidade informa que fatores como o crescimento do custo médico hospitalar, o aumento da expectativa de vida, a adoção de novas tecnologias e o crescimento da frequência de uso pelos participantes exigiram que a diretoria da entidade intensificasse ações de gestão das despesas.
O diretor do Sindicato e bancário do BB, João Fukunaga, lembra que foi conquistada na mesa de negociação sobre Cassi a possibilidade de funcionários de instituições incorporadas pelo Banco do Brasil migrarem seus planos de saúde para a Cassi, como é o caso dos associados aos planos de saúde do Economus. A proposta, que versa sobre reforma estatuária da Cassi, ainda será submetida para deliberação do corpo social da entidade.
“Caso a proposta de mudança estatutária seja aprovada, será realizada uma mesa de negociação com os sindicatos para debater a forma como se dará esse processo de entrada na Cassi dos incorporados que assim desejem. Lembrando que essa mesa de negociação foi primeiramente fruto da Campanha Nacional 2018 e as discussões sobre a Cassi somente ajudaram a valorizar a mesa de negociação tocada pelos sindicatos de bancários. Essa é uma conquista importante do Sindicato e dos trabalhadores do BB em uma negociação duríssima, que além de buscar promover a sustentabilidade da Cassi e a manutenção da qualidade do seu serviço também beneficia diretamente os incorporados”, esclarece Fukunaga.
Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região