Boa tarde! Hoje é quinta, 09 de maio de 2024

(11) 3104-4441

Economus Futuro: revisão de custeio para o período de setembro a novembro

Publicado em: 31/08/2023

O plano Economus Futuro terá novos valores de contribuição mensal para o próximo trimestre. Após realização do estudo de revisão trimestral do custeio, foi constatada a necessidade de ajuste no valor da cota que forma a tabela de contribuições do plano em 2,94%. Assim, o valor da cota passará de R$ 350,61 para R$ 360,93.

Veja abaixo a tabela das contribuições mensais, que estará em vigor de setembro a novembro deste ano:

Sobre o Economus Futuro

Lançado em março de 2022, o Economus Futuro é estruturado no modelo coletivo por adesão, com formação de preço pós-estabelecida, individual, por faixa etária e revisão trimestral do valor da cota. Essas condições favorecem a gestão do plano, observando o comportamento das despesas, da arrecadação, o ingresso de beneficiários e o montante do capital sob risco.

Esse plano foi criado como alternativa para manutenção da assistência à saúde aos aposentados, frente ao cenário de insustentabilidade dos planos Feas, nesse sentido, a conservação do equilíbrio financeiro é prioridade desde o início. O objetivo é assegurar a longevidade e a garantia do atendimento de qualidade, que é marca registrada do Economus.

Como o modelo de custeio considera a divisão das despesas entre os beneficiários, a quantidade de pessoas inscritas no plano é elemento de grande importância no cálculo do valor da cota que forma a tabela de contribuições. Após alcançar mais de 1.600 beneficiários, o plano registrou diminuição no número de inscritos e contabilizou 1.225 beneficiários no final de julho/23.

Apesar do cenário desafiador do setor de saúde, com crescimento da inflação médica e aumento na utilização dos planos, o Economus Futuro se manteve em equilíbrio, permitindo a manutenção dos valores de contribuição mensal nos últimos seis meses. No entanto, os estudos técnicos apontaram a necessidade do reajuste de 2,94% no valor da cota para assegurar o equilíbrio do plano no próximo trimestre, evitando a utilização do fundo de reserva, ainda em fase de constituição.

Clique aqui e veja o estudo atuarial na íntegra.

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.