Boa tarde! Hoje é segunda, 17 de junho de 2024

(11) 3104-4441

Especialistas debatem conservação de recursos hídricos durante evento em São Paulo

Publicado em: 06/07/2017

Evento reúne representantes do WWF-Brasil, Agência Nacional de Águas, Instituto Terra, Banco do Brasil e Fundação Banco do Brasil

Nesta sexta-feira (03), o Programa Água Brasil reúne especialistas para discutir o futuro das águas do país. Iniciativa do Banco do Brasil em parceria com a Fundação Banco do Brasil, WWF-Brasil e Agência Nacional de Águas (ANA), a iniciativa comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) com painéis sobre os desafios hídricos enfrentados hoje, as oportunidades de ação e as parcerias entre empresas, governo e sociedade.

O evento para convidados conta com a presença do secretário-geral do WWF-Brasil, Carlos Nomoto; do Presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo; do diretor da Fundação Banco do Brasil, Marcos Melo Frade; e dos gerentes do Banco do Brasil, Wagner de Siqueira Pinto e Dulcejane de Souza Vaz. A condução dos debates fica a cargo do multiartista Tadeu Jungle.

No encontro, o economista e ambientalista Sérgio Besserman, hoje presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, faz uma análise sobre o cenário da qualidade e quantidade de água disponível no Brasil e quais as tendências para os próximos anos.

Também participa do encontro Henrique Lobo, membro do Conselho Diretor do Instituto Terra. A organização criada por Sebastião Salgado desenvolveu ao lado do Banco do Brasil o Cartão OuroCard Origens. Feito com material reciclado, possibilita ao cliente a doação para o Instituto Terra na aquisição e no arredondamento de fatura. Além disso, é ilustrado com imagens do projeto fotográfico Gênesis, de Sebastião Salgado.

Programa Água Brasil
O Programa Água Brasil é uma iniciativa do Banco do Brasil, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, WWF-Brasil e Agência Nacional de Águas (ANA), que dissemina ações sustentáveis, desenvolve modelos de negócios e mobiliza a população para a melhoria da qualidade e ampliação da quantidade de água no país.

Em seus primeiros cinco anos (2010-2015), mais de 11 milhões de pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente com a iniciativa. No segundo ciclo, iniciado em março, serão investidos R$ 50 milhões, desta vez com foco no Cerrado, para disseminar ações sustentáveis no campo, implantar boas práticas no meio rural, desenvolver modelos de negócios e mobilizar toda a população para ampliar a quantidade e melhorar a qualidade de água no país.

Cartão Origens e Instituto Terra
O BB apoia o Instituto Terra (IT) nas suas atividades de recuperação da Mata Atlântica na região da Bacia do Rio Doce desde 2009. A primeira ação de apoio ao Instituto Terra aconteceu com o lançamento da transação de Arredondamento de Fatura. Por meio dessa transação, os clientes podem optar por arredondar os centavos do saldo da fatura do seu cartão no mês para o valor acima. Os centavos decorrentes da diferença são doados diretamente ao IT;
Em 2011, a associação entre o BB e o IT foi ampliada, o Banco lançou o cartão temático Ourocard Origens, um cartão feito com material reciclado em que o cliente pode escolher uma foto do Sebastião Salgado para compor o fundo do cartão, entre 10 licenciadas pelo fotógrafo do seu projeto fotográfico Gênesis.
Neste segundo ciclo do Programa Água Brasil, será aprofundada a parceria com o Instituto Terra para apoiar processos de restauração na Bacia do Rio Doce.
Dia Mundial do Meio Ambiente: Importância de Parcerias no Investimento de

Sobre a Fundação Banco do Brasil
Em 30 anos de existência, a Fundação Banco do Brasil estruturou sua atuação de forma a identificar e mobilizar diferentes atores sociais na busca por soluções efetivas para aspectos fundamentais do desenvolvimento sustentável das comunidades brasileiras. Nos últimos anos, entre 2004 e 2015, mais de três milhões de pessoas tiveram suas vidas transformadas pelos quase seis mil projetos apoiados e pelos investimentos sociais, que totalizam R$ 2,3 bilhões. A missão é melhorar a vida das pessoas, promovendo a inclusão socioprodutiva, o desenvolvimento sustentável e as tecnologias sociais.

Sobre o WWF
O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza, com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Criado em 1996, o WWF-Brasil desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede mundial independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Sobre a Agência Nacional de Águas (ANA)
A ANA tem como missão implementar e coordenar a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos e regular o acesso à água, promovendo o seu uso sustentável em benefício da atual e das futuras gerações. A instituição possui outras definições estratégicas centrais, tendo como foco o uso sustentável da água e o objetivo de ser reconhecida pela sociedade como a referência na gestão e regulação dos recursos hídricos e na promoção de seu uso sustentável.

Fonte: Assessoria de Imprensa do BB

Fale Conosco
Precisa de Assessoria Jurídica?
Olá, tudo bem? Como a Assessoria Jurídica pode ajudar você? Mande sua dúvida ou informação que necessita.